• Criança

Criança e Adolescente

21/05/2012

Clipping - Notícias rápidas após evento ABMP (16 à 18 MAI 2012)

Associados participam do XXIV Congresso Nacional da ABMP

  

“Este ano, o evento assumiu uma perspectiva progressista e contou com uma programação interdisciplinar, interinstitucional e internacional, desenvolvida por meio de palestras, oficinas, debates e apresentação de teses voltadas à reflexão sobre os desafios contemporâneos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, prioridade absoluta e ação sistêmica que enriqueceu muito o conhecimento dos Promotores da Infância no Ceará”. Esta é a avaliação da promotora de Justiça e coordenadora Estadual da ABMP, Iertes Gondim, sobre o XXIV Congresso Nacional da ABMP que ocorreu entre os dias 16 e 18 de maio, em Natal/RN. Ela participou do evento com a delegação do MP cearense. Parte do grupo viajou para o Congresso em ônibus patrocinado pela ACMP.

O XXIV Congresso Nacional da ABMP teve como tema central “Justiça em rede: articulação e ação sistêmica para a garantia efetiva dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens e seu atendimento adequado”.

  

XXIV Congresso Nacional ABMP

  

Fonte: ACMP
21/05/2012

  

[Fonte: ACMP - Associação Cearense do Ministério Público]

  

  

  

Conselheiros tutelares e dos direitos da infância participam do 24º Congresso Nacional da ABMP

  

O município de Natal (RN) está sediando a 24ª edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). Este ano, o encontro tem como tema “Justiça em rede: articulação e ação sistêmica para a garantia efetiva de direitos de crianças e adolescentes e seu atendimento adequado”. O evento, que começou na quarta-feira, termina hoje.

O Instituto Camargo Corrêa, por meio do programa Infância Ideal leva, pela terceira vez, conselheiros representantes de todos os Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), grupos formados por organizações sociais e órgãos de governo nos municípios em que o ICC está presente com o programa Infância Ideal. "É um momento deles se renovarem, de troca de experiência", ressaltou Ariane Duarte, analista do programa do Instituto. Cada um dos CDCs é representado por um conselheiro tutelar e um conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente. Neste ano, com a presença do programa em mais municípios, participam das discussões 32 conselheiros. Em 2010, no encontro anterior, o ICC levou 20 conselheiros.

Realizado a cada dois anos, o congresso é um momento muito relevante para os que atuam com os direitos da infância e adolescência, pois reúne todos os promotores dessa área do país. "Temos uma percepção bem clara de como os juízes e promotores estão entendo cada tema, além de poder discutir assuntos novos, em processos polêmicos, com promotores, que encontramos na plateia, com pessoas que decidem sobre essas questões", contou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pedro Leopoldo (MG), Roberto Dinelli.

Além de palestras, o encontro deste ano contou com oficinas e apresentação de teses. O conselheiro tutelar de Fortaleza Aurélio Araújo participou, dentre outras, de uma oficina sobre o Direito à Convivência Familiar Comunitária com mães detentas, em que foi abordada uma situação muito parecida com a do bairro Barra do Ceará, onde o Infância Ideal atua no município. "A gente vai ter muito o que aproveitar dessa discussão nas nossas ações", enfatizou.

Instituto Camargo Corrêa
18/05/2012

  

[Fonte: Instituto Camargo Corrêa]

  

  

  

Governadora prestigia Congresso Nacional da ABMP

  

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou na noite desta quarta-feira (16) a abertura da 24ª edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). O tema deste ano é “Justiça em rede: articulação e ação sistêmica para a garantia efetiva de direitos de crianças e adolescentes e seu atendimento adequado”.

Na solenidade de abertura, a ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, agradeceu a Governadora as parceiras firmadas pelo Estado do Rio Grande do Norte nas ações focadas na promoção dos direitos humanos. “Governadora Rosalba, quero agradecer sua acolhida sempre calorosa e sua preocupação com as causas sociais”, disse a Ministra. Rosalba e Maria do Rosário tinham acabado de assinar o termo de adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Viver sem Limite, uma ação do Governo Federal que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A governadora agradeceu a atenção da Ministra com o Rio Grande do Norte. “Sei que posso contar sempre com o seu apoio para enfrentar as diversidades e as dificuldades, principalmente as ligadas às crianças e adolescentes”, disse. Rosalba Ciarlini aproveitou a oportunidade para parabenizar os membros do Ministério Público pelo trabalho que desempenham sempre vigilantes, atentos e dando sugestões e ideias aos gestores. “O trabalho de vocês é fundamental para nós gestores”. A Governadora convocou toda a sociedade para participar de um programa que será lançado pelo Governo do Estado de combate às drogas. “Precisamos nos unir para desviar as drogas da vida das crianças e dos adolescentes. Vamos dizer não às drogas e sim à vida”, finalizou.

  

XXIV Congresso Nacional ABMP

  

A 24ª edição do Congresso Nacional da ABMP acontece até o dia 18 de maio de 2012 no Centro de Eventos do Hotel Praiamar

  

Por Assecom - RN
17/05/2012

  

[Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Notícias]

  

  

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem