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Criança e Adolescente

19/10/2012

CAMPANHA - Fundação Telefônica Vivo, UNICEF e OIT lançam campanha sobre trabalho infantil

Fundação Telefônica Vivo, UNICEF e OIT lançam campanha sobre trabalho infantil e adolescente. Focada nas redes sociais e com ações presenciais em sete cidades até o final do ano, a campanha terá participação de artistas e gibi da Turma da Mônica. Apesar de atingir mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes, o problema tornou-se “invisível” no Brasil.

São Paulo, 9 de outubro de 2012 - A Fundação Telefônica Vivo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentaram hoje, em São Paulo, a campanha colaborativa É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente. O objetivo é dar visibilidade ao tema, para que a sociedade civil possa reconhecer situações de trabalho infantil e adolescente e saber como enfrentar o problema, que ainda atinge mais de 3,6 milhões de meninas e meninos no País.

A campanha pretende sensibilizar e potencializar a ação para diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e especialistas no assunto. A estratégia é propor aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais. "O mote É da nossa conta! chama atenção para o aspecto da corresponsabilização da sociedade civil e do Estado na garantia dos direitos da infância e adolescência, destacando um problema que se tornou opaco e culturalmente aceito, mas que de fato atinge milhares de crianças", explica Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

A embaixadora do UNICEF Daniela Mercury e o fundador e coordenador-geral da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, engajaram-se na campanha e gravaram vídeos que serão veiculados nas mídias sociais, enquanto a Mauricio de Sousa Produções fez uma edição especial do gibi da Turma da Mônica sobre a temática.

  

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Turma da Mônica em "Toda criança quer ser criança" (Temática: Combate ao trabalho infantil)
Revista em quadrinhos produzida pela Maurício de Sousa Produções para a FNPETI
Realização: FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Apoio: Unicef e SDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos
(Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou utilizada por qualquer método, eletrônico ou mecânico, sem autorização solicitada via carta ou fax aos Estúdios Mauricio de Sousa.)
(formato PDF - tamanho 6,29MB - 20págs - 2006)

  

Estruturada a partir da Rede Promenino (portal de notícias e rede social da Fundação Telefônica que discute o tema do trabalho infantil e adolescente), por meio de seus perfis nas redes sociais, plataforma e novo site, a campanha tem a internet como principal meio, mas prevê ainda intervenções de rua em sete cidades até o final do ano.

Os eventos estão concentrados em outubro, devido ao Dia das Crianças, nas seguintes capitais: São Paulo (SP) - 11/10; Brasília (DF) - 14 a 17/10; Belém (PA) 21 a 24/10; Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) - 28 a 31/10. Em novembro, será a vez de Teresina (PI) - 4 a 7/11 e Salvador (BA) - 18 a 21/11. Durante essas intervenções, haverá conversa com os transeuntes e distribuição de gibis da Turma da Mônica; 3.500 adesivos, 50 mil encartes para adolescentes; e 50 mil cartilhas, além de fitinhas para o pulso. A campanha também terá outras peças, como banner humano, cartaz pirulito e camisetas.

Mobilização nas redes sociais
A organização não governamental Viração Educomunicação - que trabalha desde 2003 com o público adolescente e jovem e tem experiência em campanhas de mobilização social - fará a coordenação executiva da campanha. A ONG vai auxiliar a Fundação Telefônica Vivo a realizar a articulação de parceiros que produzirão conteúdo - como vídeos e notícias - para ser compartilhado via redes sociais.

As ONGs Cidade Escola Aprendiz, idealizada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, e a Repórter Brasil, referência no combate ao trabalho escravo, participarão ativamente da campanha. E o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats), gestor da Rede Promenino, também será parceiro de conteúdo.

"Estamos apostando em criatividade e em meios mais interativos que permitam que a sociedade participe, opine e ajude a construir a campanha", afirma Gabriella Bighetti, diretora de Ação Social da Fundação Telefônica Vivo. A rede Promenino (www.promenino.org.br) terá um hotsite com informações, vídeos-pílulas com celebridades e conteúdos regionalizados sobre as iniciativas programadas. Será criado, ainda, um canal exclusivo para adolescentes.

Protagonismo Juvenil
Trinta adolescentes paulistanos receberão formação sobre trabalho infantil e adolescente. Deste total, 15 serão acompanhados pela equipe de educomunicadores da Viração na produção de um encarte para outros adolescentes que serão distribuídos nas cidades onde haverá os lançamentos. Eles também produzirão conteúdo para a Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org).

Aos filhos dos colaboradores da Telefônica Vivo na cidade de São Paulo serão oferecidas oficinas focadas na afirmação dos direitos da criança e do adolescente. As crianças poderão confeccionar jornal mural, grafite e estêncil, além de produzir vídeos de bolso sobre o tema.

"Enquanto o País tiver crianças trabalhando para sobreviver ou adolescentes se submetendo a trabalhos que comprometem seu pleno desenvolvimento como cidadãos, todo esforço por transformar esta indignação em ações concretas de proteção integral deve obter a solidariedade da comunidade nacional e internacional", diz Renato Mendes, coordenador nacional do Projeto Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec, pela sigla em inglês) da OIT.

"Precisamos de uma mobilização nacional e compromisso de cada um para a erradicação do trabalho infantil em todo o País. É necessário mudar a cultura, práticas sociais e o nosso olhar e sentido crítico sobre a garantia dos direitos da infância e adolescência. A educação e sensibilização são estratégias fundamentais para a criação de um ambiente mais protetor, razão pela qual esta campanha é importante e estratégica", completa Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Dados sobre situações de trabalho infantil e adolescente

• No Brasil, trabalho infantil e adolescente é qualquer trabalho exercido por criança e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, e é proibido por lei.

• O envolvimento de criança e adolescente em atividades ilegais, como a exploração sexual e o tráfico de drogas, é considerado como uma das piores formas de trabalho infantil.

• A presença de atores mirins nas novelas, comerciais, filmes também são formas de trabalho infantil.

• Segundo dados da Pnad/IBGE 2011, mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham no Brasil.

• A situação é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, que concentram 2 milhões de crianças e adolescentes trabalhadores.

• O trabalho é permitido para adolescentes de 16 a 18 anos, mas há restrições legais quanto às atividades que podem ser realizadas. Por exemplo, o trabalho não pode ser executado em horário noturno ou em períodos que comprometam a frequência escolar, não pode ser perigoso, insalubre ou penoso, e nem pode ser exercido em locais prejudiciais ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.

• Muita gente não sabe, mas o trabalho como empregado doméstico é proibido até 18 anos.

Mais informações:
Fundação Telefônica Vivo
Assessoria de Imprensa
Marli Romanini
Telefone: (11) 3035 1971
E-mail: marli.romanini@grupomaquina.com

[Fonte: Unicef]

Saiba mais em “É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente”, nas páginas do CAOPCAE/MP-PR

Todos os parceiros:

•  ADBAT/TESLA
Agência digital full service, com proposta diretamente ligada ao conhecimento das tecnologias aplicadas à comunicação

•  ANDI Comunicação e Direitos
Articula ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento, fundamentada na promoção e no fortalecimento de um diálogo profissional e ético

•  Auçuba Comunicação e Educação (Recife/PE)
Auçuba é uma expressão Tupi que significa Grande Bom Sentimento, desenvolvendo trabalhos na área de produção cultural

•  Bem TV - Educação e Comunicação (Niterói/RJ)
A Bem TV é uma organização civil sem fins lucrativos que trabalha a comunicação e a educação para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária

•  Casa Redonda (parceiro realizador - empresa)
Empresa especializada nas convergências entre cultura, educação e arte

•  Catavento Comunicação e Educação (Fortaleza/CE)
Missão: contribuir para a compreensão do papel educativo da comunicação, priorizando os processos formativos com crianças, adolescentes e jovens do semi-árido brasileiro

•  CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (parceiro realizador - empresa)
Constituído em 1998 como programa institucional da Fundação Instituto de Administração (FIA)

•  CEDCA-PR - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais

•  Cidade Escola Aprendiz (parceiro realizador - ong)
Desenvolve desde 1997 metodologias e estratégias sociais que promovem a integração entre escolas, famílias e comunidades

•  CIPÓ - Comunicação Interativa (Salvador/BA)
Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização da comunicação e da educação

•  CIRANDA - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (Curitiba/PR)
Missão: promover e defender os direitos da criança e do adolescente por meio de ações de comunicação e educação para uma realidade mais justa e solidária

•  FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Estratégia não-governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de crianças e pela proteção ao adolescente

•  Fundação Telefônica Vivo
Fundada em 1998 com o objetivo de prover melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens

•  Gira Solidário - Promoção e Defesa da Infância e Adolescência (Campo Grande/MS)
Missão: contribuir para a transformação social de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, atuando no Mato Grosso do Sul

•  Instituto Recriando - Inclusão e Cidadania
OSCIP inicialmente chamada de Missão Criança Aracaju, foi fundado em 2002 e renomeado em 2006, com a ampliação do público alvo

•  Komuniki Agência de Criatividade
Site sobre design, comunicação comunitária e produção coletiva voltada para a sustentabilidade

•  Matraca - Agência de Notícias da Infância
É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que visa promover e difundir ações voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes

•  Maurício de Sousa Produções
Portal da Turma da Mônica

•  Oficina de Imagens
Missão: promover os direitos das crianças, adolescentes e jovens por meio da incidência em políticas públicas

•  OIT - Organização Internacional do Trabalho
É uma agência das Nações Unidas pelo Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, que sintetiza a sua missão histórica

•  Otagai Mídias Sociais (parceiro realizador - empresa)
Agência de propaganda - São Paulo/SP

•  Petrobras
A criação da Política de Responsabilidade Social, em 2007, tornou-se uma função corporativa em seu Plano Estratégico

•  PontoCego produções (parceiro realizador - empresa)
Produtora audiovisual que cria e desenvolve conteúdos que mobilizem as pessoas

•  Pró Menino (Fundação Telefonica Vivo)
A Rede Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica Brasil que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes

•  Rede ANDI Brasil
Missão: colocar a infância e a adolescência como prioridades absolutas na definição e implementação de políticas públicas

•  Repórter Brasil (parceiro realizador - ong)
Fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação de direitos fundamentais no país

•  UNICEF - Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência
Presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência

•  Viração Educomunicação (parceiro realizador - ong)
Tem como missão fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano

Nós também apoiamos a campanha, afinal "É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente".
•   CAOPCAE / MP-PR

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Campanhas & Programas (índice)
»  Campanha "É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente"

  

Referências: (links externos)
»  Fundação Telefônica Vivo
»  Unicef

  

  

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