• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

07/11/2012

EVENTO - VI Encontro Nacional de Educação Social - ENES

 

VI ENES - Será realizado em Goiânia no período de 15 a 18 de novembro de 2012, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia/GO.

Com o tema "Educação Social e Políticas Públicas: Uma História Possível" será realizado o VI Encontro Nacional de Educação Social, que terá abertura no dia 15, às 19h, na Faculdade de Educação da UFG. Espera-se a participação de 450 pessoas, de diversas áreas de políticas públicas, de garantia de direitos humanos, de programas governamentais e não governamentais, de movimentos sociais, entre outros. As inscrições e outras informações encontram-se no site: www.educacaosocial.org.br.

O VI Encontro Nacional de Educação Social tem como objetivo proporcionar espaço para o debate sobre as questões relacionadas à educação social e políticas públicas que, necessariamente, incluem ações de formação, de produção e socialização de conhecimento, de experiências/informações e de elaboração coletiva de metodologias.

É um encontro direcionado para:
- Educadores(as) sociais ligados(as) a Organizações Não Governamentais (ONGs) e Governamentais e a projetos complementares em escolas públicas;
- Professores universitários(as);
- Equipes de centros de formação, estudos e pesquisas, governamentais ou não;
- Conselheiros(as) de Direitos da Criança e do Adolescente e de políticas setoriais;
- Conselheiros(as) tutelares;
- Representantes dos Fóruns de Defesa dos direitos da Criança e do Adolescente;
- Militantes dos Movimentos Sociais e ONGs;
- Gestores(as) e profissionais governamentais e não governamentais;
- Jovens envolvidos em programas e movimentos sociais.

VI Encontro Nacional de Educação Social - ENES
VI Encontro Nacional de Educação Social - ENES

VI Encontro Nacional de Educação Social - ENES
Data: 15 à 18 de novembro de 2012
Local: Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
(Campus I da UFG, Setor Leste Universitário)
Endereço: Rua 235, s/n - Setor Universitário - Goiânia/GO

Metodologia
Mesa de abertura: cada componente da mesa terá três minutos de fala, exceto o anfitrião com cinco minutos. Antes da abertura o cerimonial lerá a Carta de Olinda do VI Encontro Nacional de Educação Social.
Mesas Redondas: Cada mesa terá seis expositores, cada um com vinte minutos de fala e o debate será de noventa minutos, por meio de intervenção oral e/ou escrita, em blocos de quatro questões de, no máximo dois minutos para cada uma. A resposta será por cada bloco.
Discussão dos Grupos: concepções metodológicas de educação social, formação profissional, organização dos trabalhadores e regulamentação profissional. Cada grupo apresentará 05 propostas.

Programação
15/11/12
14h00 às 19h00 - Credenciamento
19h00 - Abertura - Conferência Magna: "Educação Social e Políticas Públicas: Uma História Possível" Encerramento: Apresentação cultural (congada).

16/11/12
08h00 às 12h00 - Credenciamento
09h00 às 13h00 - Mesa redonda e debate
Educação Social: Pluralidade de Práticas, Espaços e Políticas Públicas Expositores: Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Campanha Nacional Criança não é de Rua, Movimento da População Adulta de Rua.
13h00 às 14h00 - Almoço
14h00 às 18h00 - Mesa redonda e debate
Educação Social: Regulamentação, Formação e Organização Profissional Expositores: Ministério da Educação e Cultura, Deputado Francisco Lopes, Associação de Educadores do Ceará, Associação de Educadores de São Paulo, Associação Internacional de Educadores Sociais, Rede de Educação Cidadã.

17/11/12
08h30 às 13h00 - Grupos Temáticos
Concepções metodológicas de educação social Formação Profissional Regulamentação profissional Sistematização das propostas dos Grupos.
12h30 às 14h00 - Almoço
14h00 às 18h00 - Plenária
Organização dos trabalhadores em educação social.

18/11/12
08h30 às 10h30 - Plenária de apresentação das conclusões dos grupos temáticos
10h30 às 11h30 - Leitura da Carta de Goiânia; Avaliação do VI ENES; Definição do local do VII ENES e sua periodicidade.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.