• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

10/12/2012

CEJU - Centro da Juventude recém inaugurado em Pinhais

 

Angela Christianne Lunedo de Mendonça, pedagoga e barachel em direito componente da equipe técnica do CAOPCAE/PR, é uma das idealizadoras da proposta pedagógica original, de dois anos atrás, para os Centros da Juventude. A equipe de sistematização contou ainda com o apoio de Aline Pedrosa Fioravante, Marcio Carvalho, Thelma Alves de Oliveira e Regina Bergamaschi Bley.

A Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social - SEDS/PR tem mantido o projeto em andamento. No dia 27 de novembro, uma terça-feira, realizou curso de capacitação para os profissionais que atuam nos Centros da Juventude, onde o CAOPCAE/PR marcou presença com os servidores Charifa El Tassa (assessora jurídica), Fernando Guiraud (psicólogo) e, como não podia deixar de ser, Angela Mendonça (pedagoga). Detalhes, e fotos, na matéria "Governo aprimora gestão dos Centros da Juventude".

O crescimento do projeto continuou com a inauguração do CEJU Pinhais, na terça-feira seguinte, pela secretária da SEDS e pelo prefeito do município, Luiz Goulart Alves (Luizão). Veja a matéria "Governo entrega Centro da Juventude em Pinhais".

 

- Download PDF -

Centros da Juventude - 2010
Proposta Pedagógica - Parâmetros para implantação e funcionamento
Pacto pela Infância e Juventude - Proteção às crianças e oportunidades aos jovens
Produção: Secretaria de Estado da Criança e da Juventude - SECJ (atual SEDS/PR)
 
 
(formato PDF - tamanho 12,20MB - 52págs - 2010)

- Download PDF -

Centros da Juventude - 2012
Parâmetros para implantação e funcionamento dos Centros da Juventude
Produção: SEDS/PR - Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social
 
 
 
(formato PDF - tamanho 3,49MB - 33págs - 2012)

 

 

Governo aprimora gestão dos Centros da Juventude

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) realizou nesta terça-feira (27), em Curitiba, um encontro com gestores municipais e profissionais que atuam nos Centros da Juventude. "O objetivo foi unificar a proposta pedagógica e promover o aprimoramento da gestão a partir da troca de experiências", disse a secretária Fernanda Richa.

O evento, promovido pela coordenação de Proteção Social Básica, reuniu mais de 80 profissionais - entre assistentes sociais, gestores e técnicos dos escritórios regionais do estado - para tratar da metodologia de implantação dos Centros da Juventude e das práticas de ensino previstas no uso do espaço.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Márcia Tavares, destacou o aprimoramento. "Entendo que a iniciativa será fundamental na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como no resgate e inclusão social das crianças e adolescentes", afirmou.

Pela manhã, o grupo participou de uma palestra sobre a metodologia de trabalho com a representante do poder Judiciário, Aline Fioravante. Em seguida, o espaço foi aberto para debates.

Para a implantação e funcionamento dos Centros da Juventude, foram elaborados quatro marcos estruturantes: situacional, que define o perfil social do jovem; conceitual, que aponta a rotina diária e o desenvolvimento das atividades, o organizacional, que contribui para otimização do uso dos espaços, e o operacional, que define a equipe mínima para o funcionamento.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Ana Maria Macedo, as capacitações são fundamentais para o fortalecimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas). "Somente assim podemos garantir melhoria no atendimento às famílias que mais precisam", afirmou.

Equipamentos
O Centros da Juventude são equipamentos destinados ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a partir da convivência comunitária.

Os espaços contam com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, rádio comunitário, estúdio de gravação e piscina semiolímpica.

Em todo o estado, está prevista a implantação de 29 equipamentos, sendo que 16 já estão em funcionamento.

Os recursos para a construção são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), em parceria com a Seds.

Fotos
A secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa, participa da abertura do Seminário da Capacitação dos Centros da Juventude. Foto: Rogério Machado/SEDS



[Fonte: SEDS/PR - Secretaria da Família e Desenvolvimento Social - 27/11/2012]

  

 

Governo entrega Centro da Juventude em Pinhais

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta terça-feira (04/12/2012) o Centro da Juventude de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Situado no bairro Maria Antonieta, o centro recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões e é a 17ª unidade inaugurada este ano no Paraná.

O prefeito Luiz Goulart Alves (Luizão) disse que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para obras como o Centro da Juventude. "Ganhamos um local que irá propiciar não apenas o desenvolvimento de jovens e crianças, mas a convivência social de toda a família", afirmou.

Para a construção de 29 Centros da Juventude no Paraná, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) aceitou a proposta do Governo do Estado de usar R$ 74,7 milhões do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia).

Com a inauguração da unidade de Pinhais, já há uma programação de oferta imediata cursos de capacitação como mecânica básica, instalação de alarme residencial, colocação de película, além de treinamentos de almoxarife, manutenção predial e assistente administrativo.

Ampliação
A secretária Fernanda Richa anunciou que o governo estuda a implantação de Centros da Juventude também em municípios com menos de 50 mil habitantes, a partir de 2014. "Outras cidades têm demanda por equipamentos que promovam a integração comunitária de uma forma dinâmica", afirmou.

Nos Centros da Juventude são ofertadas atividades culturais, esportivas, recreativas e profissionalizantes que incentivam a participação social da população da cidade.

Cada unidade tem capacidade para até mil atendimentos diários e pode funcionar em três turnos e nos fins de semana. O espaço conta com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, rádio comunitária e estúdio de gravação.

Fotos
Secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa junto com o prefeito de Pinhais Luizão Goulart, inauguram o Centro da Juventude de Pinhais. Fotos: Rogério Machado/SEDS






[Fonte: SEDS/PR - Secretaria da Família e Desenvolvimento Social - 05/12/2012]

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.