• Criança

Criança e Adolescente

27/02/2013

CURSO À DISTÂNCIA - Inscrições abertas para curso sobre prevenção do uso de drogas

 

Da mesma forma em que se encerram as inscrições para a 5ª edição do Curso SUPERA, na mesma semana, abrem-se as inscrições para a 5ª edição do curso de Prevenção ao Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina.

As inscrições para a quinta edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento", da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), encerraram-se no último domingo, dia 24/02/2013. [ver notícia]

Curso de Prevenção ao Uso de Drogas

Conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 22 de março para a quinta edição do curso gratuito de prevenção do uso de drogas. A capacitação é parte do programa "Crack, é possível vencer", e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O objetivo da iniciativa é capacitar 40 mil conselheiros municipais e líderes comunitários para atuar na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas, com foco na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na articulação e fortalecimento das redes locais. A capacitação é totalmente gratuita e oferecida no modelo de Educação à Distância - EaD, com carga horária de 120 horas - distribuídas ao longo de três meses.

Para a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o curso permitirá o fortalecimento da atuação dos conselhos e outras lideranças na comunidade. "Os conselhos são instâncias legítimas de participação e controle social e têm papel fundamental na implementação de todas as políticas públicas sobre drogas".

O curso gratuito será realizado a distância e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tutores especializados vão acompanhar os alunos, que receberão o material didático em casa. O conteúdo, elaborado por especialistas da área, reúne informações atualizadas sobre a classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo, tratamento, redução de danos, prevenção, além de legislação e políticas públicas sobre drogas, dentre outros assuntos.



O programa "Crack, é possível vencer", prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas, além da capacitação de profissionais e voluntários que atuam em comunidades terapêuticas.

Inscrições on-line

As inscrições podem ser realizadas, até o dia 22/03/2013, pelo site: http://conselheiros.senad.gov.br
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: conselheiros5@sead.ufsc.br

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Eventos
»  Políticas Antidrogas

Referências: (links externos)
»  5ª Edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas
»  MJ - Ministério da Justiça
»  SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (MJ)

  

  

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem