• Criança

Criança e Adolescente

27/03/2013

EVENTO - ABMP prepara XXV Congresso Nacional para 2014

 

ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude A Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude - ABMP realizará entre os dias 25 e 28 de março em Foz do Iguaçu/PR, o seu XXV Congresso Nacional, que acontecerá concomitantemente com o Congresso de Juízes, Promotores e Defensores da Infância e Juventude do Mercosul e ao Internacional de Magistrados da Juventude e da Família. Em breve, serão divulgadas novas informações no site da Associação.

O encontro promete repetir o sucesso que tem sido os congressos nacionais da ABMP para os quais confluem integrantes do Sistema de Garantias de Direitos de todo o país e, dessa vez, dos outros países também.

Em preparação ao Congresso, a ABMP vai realizar neste ano de 2013, cinco Encontros Regionais, resultado de Encontros Estaduais prévios, que devem acontecer ainda no primeiro semestre. O objetivo é propiciar o intercâmbio de informações e balizamento técnico para a construção normativa de uma nova Justiça para a Infância e Juventude.

A Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) tem, dentre as diversas finalidades estatutárias, a de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em cumprimento aos princípios da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, através de articulação política entre os operadores e instituições do Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos, oferecendo suporte para os associados, mediante a difusão de estudos jurídicos e sociais, visando o fortalecimento institucional e a qualificação técnico-científica dos diversos atores dos Sistemas e contribuindo para a democratização do acesso à Justiça e o exercício da cidadania.

Dessa forma a ABMP vem desenvolvendo esforços no sentido de possibilitar maior integração e qualificação dos profissionais que atuam na causa específica do Direito, mediante o intercâmbio de conhecimento e práticas, através de produção científica, realização de Congressos Nacionais, Seminários Regionais e Oficinas locai e também através de parcerias institucionais com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o UNICEF, o CONANDA e diversos outros organismos nacionais e internacionais.

A atuação veemente de fortalecimento do Sistema de Justiça credenciou a ABMP a integrar diversas Associações Internacionais, realizando atividades conjuntas com a Associação Internacional dos Magistrados e de Juízes da Juventude e da Família - AIMJF, a Associação Internacional MERCOSUL de Juízes da Infância e da Juventude - AIMJIJ e a Associação Argentina de Magistrados, FUncionários e Profissionais da Justiça da Criança, Adolescentes e Família e da Associação Paraguaia de Magistrados da Criança e da Adolescência. Do mesmo modo a ABMP vem merecendo o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça em várias ações, destacando-se a participação como Coordenação da Comissão Julgadora do I Prêmio CNJ Infância e Juventude.

 

Matérias relacionadas: (links internos)
»  Eventos
»  XXIV Congresso Nacional ABMP (16 a 18/05/2012) - Clipping - Notícias rápidas após evento ABMP
»  XXIV Congresso Nacional ABMP (16 a 18/05/2012) - Folder do evento

Referências: (link externo)
»  ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude

 

 

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem