• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

07/05/2013

EVENTO - Marista lança publicação

Curtir no Facebook©

 

Marista lança publicação "Infância, adolescência e direitos: livro de dados do Paraná"

Capa do livro Infância, adolescência e direitos: livro de dados do Paraná

Publicação representa a continuidade da implementação de um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados.

A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lança, no dia 9 de maio, a publicação Infância, adolescência e direitos: livro de dados do Paraná.

O lançamento acontecerá no Lizon Curitiba Hotel, a partir das 19h, e contará com a presença de Francisca Pini, sócia-fundadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Paulo Freire e diretora do Instituto que recebe o mesmo nome. Ela irá falar sobre a importância do controle público e social para a efetivação da democracia.

Desenvolvido em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade e com a participação das organizações integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Fórum DCA/PR), o relatório compila 11 indicadores, divididos em oito áreas e baseados em fontes oficiais, que sinalizam como está a situação dos direitos infantojuvenis nos 399 municípios do Estado. Foi inspirado nas experiências de instituições como a Annie E. Casey Foundation (AECF), dos Estados Unidos, e a Red por los Derechos de la Infancia en México (REDIM), que sistematizam e publicam dados sobre a realidade das crianças e dos adolescentes em seus países. Essas iniciativas possibilitam intervenções políticas da sociedade civil, a partir de indicadores alinhados à Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (CDC).

De acordo com a coordenadora do Centro Marista de Defesa da Infância, Viviane Aparecida da Silva, um dos objetivos da publicação é fortalecer a cultura de uso de dados, estimulando os atores do Sistema de Garantia de Direitos a basearem suas decisões em fontes mais seguras de informação. "Queremos, por um lado, subsidiar o poder público e, por outro, incentivar o monitoramento e a fiscalização por parte da sociedade civil organizada", explica.

A partir das informações coletadas, a ideia é identificar estratégias de articulação e incidência, pautadas na promoção e na garantia dos direitos. "É importante destacar que a obra representa um recorte da realidade infantojuvenil do Estado. A expectativa é de que, no futuro, outros indicadores sejam acrescentados a esses, em uma plataforma de dados online", completa Viviane da Silva.

A seleção dos indicadores expressa o debate ocorrido durante a Oficina de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reuniu representantes dos Fóruns regionais do Paraná. O livro de dados apresenta mapas ilustrativos e textos com uma síntese dos números coletados. Os dados completos, bem como a matriz dos indicadores, estão disponíveis em um CD anexo.

Serviço
Data: 09/05/2013
Horário: 19h
Local: Lizon Curitiba Hotel - Salão Royalle
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2246 - Centro Curitiba-PR
Palestrante: Francisca Pini - Diretora do Instituto Paulo Freire
Favor confirmar presença pelo e-mail: centro.defesa@pucpr.br
Informações: (41) 3271-6240

[Fonte: RMS - Rede Marista de Solidariedade]

 

convite1
convite2
convite3

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Estatísticas (Índice)
»  Eventos (Índice)

Referências:   (links externos)
»  RMS - Rede Marista de Solidariedade

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem