• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

28/06/2013

CAMPANHA - Conte até 10 nas Escolas - Lançada segunda fase da campanha

Compartilhar no Facebook©

 

Depois do sucesso da campanha em 2012, a "Conte até 10" está de volta. Nesta etapa, as ações serão desenvolvidas em escolas públicas do Ensino Médio de todo o Estado. A campanha busca envolver especialmente os jovens em ações que fortaleçam a cultura da paz e o respeito entre os cidadãos. O foco na juventude justifica-se pela capacidade de transformação e de mobilização deste público e também porque o número de jovens vítimas de homicídios tem crescido assustadoramente nos últimos anos.

Para viabilizar as atividades, a Coordenação Estadual da campanha elaborou um hotsite e material de apoio para os promotores de Justiça. Além de camisetas e cartazes, que serão distribuídos em julho, a fim de possibilitar o início das atividades a partir de agosto, estão sendo disponibilizados sugestão de roteiro para palestras e modelo de apresentação em slides (Powerpoint). Também encontra-se publicado no hotsite o link da cartilha eletrônica, elaborada pelo CNMP, com conteúdo pedagógico que pode ser utilizado pelos professores.

As Promotorias de Justiça com interesse na participação têm até o dia 5 de julho para se inscrever e garantir a remessa dos materiais, que são em número limitado e serão distribuídos por ordem cronológica de inscrição. Clique aqui e inscreva-se automaticamente.

 

- Download PDF -

Conte até 10 nas Escolas - Cartilha com roteiro de aulas
Edição e distribuição: CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
[Fonte: Conte até 10 nas escolas]
 
Informações adicionais: CAMPANHA - “Conte até 10. A raiva passa. A vida fica.”
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 6,95MB - 64págs - 1ª Ed - Maio / 2013)

 

Campanha Nacional - A "Conte até 10" visa reduzir a violência na sociedade e prevenir homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.

A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e recebe o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Em 2012 e no início deste ano, a campanha foi protagonizada por lutadores de MMA e veiculada em rádio, TV, jornais, revistas e internet, incentivando a população a adotar atitudes pacíficas diante dos conflitos.

No Paraná - No Estado, a "Conte até 10 nas Escolas" integra o "Movimento Paraná Sem Corrupção", no eixo "Prevenção à Violência". As ações serão desenvolvidas em escolas públicas, por meio das Promotorias de Justiça locais, que realizarão "bate-papo" com estudantes e professores sobre as consequências da violência na sociedade e as formas de enfrentá-la.

Primeiras ações - Em Curitiba, ações da Conte até 10 já estão sendo realizadas em algumas escolas. Nesta quarta-feira (19), o promotor de Justiça Paulo Sergio Markowicz de Lima conversou com estudantes da Escola João Paulo I, no Boa Vista. Ontem, dia 18, ele esteve no Colégio Bento Munhoz da Rocha Netto, no Pilarzinho, e, na semana passada, terça-feira (11), o bate-papo foi com os estudantes do Colégio Anísio Teixeira, no Atuba. Veja fotos abaixo. Nesta quinta-feira (20) o promotor fará palestra no Colégio Estadual Ernani Vidal, no São Lourenço, e, no sábado (22), ele estará na Escola Estadual Profa. Iara Bergman, no Tatuquara.

Parceiros - A Secretaria de Estado da Educação do Paraná é uma das principais apoiadoras da iniciativa. Além de distribuir cerca de 16 mil cartazes, a serem afixados nas salas de aula de todas as escolas públicas de Ensino Médio do Paraná, a SEED, por meio de seus Núcleos Regionais de Educação, vem incentivando as atividades do Ministério Público do Paraná dentro das escolas.

A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, a Polícia Militar do Paraná, por meio da Patrulha Escolar e da Coordenação das UPS - Unidades Paraná Seguro, a ABRASEL - Associação de Bares e Restaurantes - e a URBS - Urbanização de Curitiba, também estão envolvidas em ações da campanha.

Outros dois grandes parceiros são a Itaipu Binacional e a Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, que financiaram material de apoio às atividades da Conte até 10 nas Escolas, confeccionando 5 mil camisetas e 30 mil cartazes, respectivamente.

Assessoria de Imprensa MP-PR

[Fonte: Portal MP-PR - 19/06/2013]

Escola João Paulo I - Curitiba (19/06/2013)
Escola João Paulo I - Curitiba (19/06/2013)

Colégio Bento Munhoz da Rocha Netto - Curitiba (18/06/2013)
Colégio Bento Munhoz da Rocha Netto - Curitiba (18/06/2013)

Colégio Anísio Teixeira - Curitiba (11/06/2013)
Colégio Anísio Teixeira - Curitiba (11/06/2013)

CAMPANHA - Conte até 10 nas Escolas - Lançada segunda fase da campanha

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Campanhas & Programas
»  Conte até 10. A raiva passa. A vida fica.
»  Motivação dos crimes de homicídios

Download:   (arquivo PDF)
»  Conte até 10 nas Escolas - Cartilha com roteiro de aulas

Referências:   (links externos)
»  CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
»  Conte até 10
»  Conte até 10 nas escolas

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem