• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

26/09/2013

CALENDÁRIO - 26 de setembro: Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

Compartilhar no Facebook©

 

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece pelo sétimo ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. E não é a toa que tanta gente esteja querendo falar sobre o assunto. Esta é uma questão que mexe não só com a vida das famílias como também é um tema de saúde pública.

Veja também:
- Gravidez na adolescência ainda é problema no Brasil
- OMS pede pela redução de casos de gravidez entre adolescentes
- ZoaSom fala sobre impactos da gravidez na vida de adolescentes

Aqui no Brasil, alguns números que aparecem em uma pesquisa da Unifesp impressionam e ressaltam a urgência dos debates sobre o tema:
- 73% dos entrevistados não usaram métodos contraceptivos na primeira relação sexual
- 82% iniciaram a vida sexual até os 17 anos
- 54% dos entrevistados já tiveram relações no primeiro encontro

Uma data especial - Todos os anos, no dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. A criação da data foi uma iniciativa de organizações não-governamentais e sociedades internacionais, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os métodos contraceptivos e sua inclusão no dia a dia, a fim de evitar uma gravidez não planejada ou DST’s. No site desenvolvido especialmente para a campanha, o www.vivasuavida.com.br - este ano com o tema "É a sua vida, é o seu futuro - conheça suas opções, conheça seu corpo, conheça seu parceiro" -, os interessados encontrarão diversas informações sobre o assunto.

Leticia Bragaglia, Papo de Mãe

[Fonte: EBC - Agência Brasil - 26/09/2013]

 

Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência

Mais de um quarto das meninas e mulheres com idades entre 15 e 24 anos não usam anticoncepcionais ao iniciar a sua vida sexual. Muitas delas não têm consciência do fato de que isso pode ter consequências amplas e resultar em crises pessoais e sociais.

A gravidez indesejada e o número resultante de abortos frequentemente são causados pela falta - ou uso incorreto - de contraceptivos. Os jovens precisam receber educação sobre os contraceptivos para tomarem decisões conscientes sobre quando desejam tornarem-se pais.

O Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência (26 de setembro) é uma iniciativa internacional que busca aumentar a conscientização e o conhecimento da contracepção e saúde reprodutiva. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, líder mundial na área de contraceptivos hormonais, está mundialmente envolvida com as preparações desta data.

Atividades globais

O Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência é celebrado em cerca de 70 países no mundo inteiro, com muitas atividades em todo mundo. Várias ações chamam atenção para o uso responsável de métodos contraceptivos confiáveis, incluindo eventos de educação sexual em escolas e universidades, testes interativos na Internet, programas de entrevistas em rádios, publicações de livros, concursos de desenhos em camisetas, eventos beneficentes e atividades em geral. Um elemento da campanha é o website global www.your-life.com e o brasileiro www.vivasuavida.com.br, o qual oferece informações sobre contracepção e sexualidade.

- www.your-life.com

- www.vivasuavida.com.br

[Fonte: Bayer Health Care]

 

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência mobiliza mais de 70 países

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência mobiliza mais de 70 países

Idade média das brasileiras que engravidam é de 15,9 anos
(Foto de Paula Huven/Folhapress)

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 15,9 é a idade média da população feminina que engravida no Brasil. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idades entre 15 e 19 anos. No mundo, um terço das 205 milhões de gravidezes que acontecem todo ano não são planejadas.

Diante desses números alarmantes, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina se mobilizam para promover o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizado pelo quarto ano consecutivo em 26 de setembro. O tema deste ano é "Sua Vida Sua Responsabilidade".

No Brasil, a campanha - chamada de Viva Sua Vida - organiza palestras e ações educativas em diversas cidades, entre 22 e 28 de setembro.

Veja a programação aqui.

De São Paulo

[Fonte: Folhateen = Notícia 23/09/2013]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Calendário
»  Estatísticas

Referências:   (links externos)
»  EBC - Agência Brasil
»  Campanha Viva Sua Vida
»  Folhateen (Folha de São Paulo)
»  ONU - Organização das Nações Unidas

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem