• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

16/10/2013

ANTIDROGAS - Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins

Compartilhar no Facebook©

 

Vagas abertas. Ministério da Justiça oferece curso para prevenção de drogas

Curitiba - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão do Ministério da Justiça, abriu 500 vagas em Curitiba para o curso Fé na Prevenção - Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de outubro pelo site
www.fenaprevencao.senad.gov.br.

Os selecionados serão definidos pelo departamento de Política Pública Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba.

[Fonte: Metro Curitiba - 16/10/2013 - Edição nº 621, ano 3 - Pág. 04]

 

Fé na Prevenção

O curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins - "Fé na Prevenção" é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão integrante do Ministério da Justiça e executado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O curso objetiva capacitar 15.000 (quinze mil) pessoas de todo o Brasil, que desempenham papel de lideranças religiosas ou que atuam em movimentos afins, para ações de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco, bem como na abordagem de situações que requeiram encaminhamento às redes de serviço.

O curso é gratuito e oferecido na modalidade de Educação a Distância. A capacitação tem duração de 4 (quatro) meses e certificação de extensão universitária pela UNIFESP aos alunos aprovados no curso, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas.

O conteúdo programático do curso aborda diversas temáticas relacionadas ao conceito e à classificação de drogas, além de técnicas de abordagem, intervenção breve, formas de encaminhamento e entrevista motivacional na prevenção do uso de álcool e/ou outras drogas.

A data de início do curso será divulgada após o período de seleção dos alunos, os quais receberão um e-mail com o resultado da seleção. Utilize e-mail válido, pois será através dele que você receberá as orientações dos próximos passos.

[Fonte: Fé na Prevenção - SENAD]

 

SENAD divulga resultado da maior pesquisa sobre crack no mundo

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça divulga nesta quinta-feira (19) o resultado das pesquisas "Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país" e "Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil."

Segundo a Fiocruz, autora das pesquisas, este é o maior e mais completo levantamento feito sobre o assunto no mundo. O estudo é um inquérito epidemiológico que visa descrever tanto as características sócio-demográficas quanto a comportamentais dos usuários de crack em 26 capitais, Distrito Federal, nove regiões metropolitanas e municípios de médio e pequeno porte.

A metodologia usada na pesquisa é inédita no Brasil, pois foi a única até o momento capaz de estimar de forma mais precisa essa populações de difícil acesso.

Para ler as pesquisas na íntegra clique aqui para o Livreto Domiciliar e aqui para o Livreto Epidemiológico.

Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça

[Fonte: OBID - Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - 19/09/2013]

 

Relatório Mundial sobre Drogas 2013

Relatório Mundial sobre Drogas 2013 observa a estabilidade no uso de drogas tradicionais e aponta o aumento alarmante de novas substâncias psicoativas. A sessão especial de alto nível de Viena é um marco fundamental no caminho para a Revisão de Drogas das Nações Unidas em 2016.

Viena, 26 de junho de 2013 - Em um evento especial de alto nível da Comissão de Narcóticos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou hoje em Viena o Relatório Mundial sobre Drogas 2013. O evento especial de alto nível marca o primeiro passo no caminho para a revisão de alto nível da Declaração Política e Plano de Ação, que será realizada pela Comissão de Narcóticos em 2014. Além disso, em 2016 a Assembleia Geral das Nações Unidas realizará uma Sessão Especial sobre a questão das drogas.

Embora os desafios relacionados a drogas estejam surgindo a partir de novas substâncias psicoativas (NSP), o Relatório Mundial sobre Drogas 2013 aponta para a estabilidade no uso de drogas tradicionais. O relatório servirá como uma referência chave no caminho até a revisão de 2016.

O Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, disse: "Nós concordamos em um caminho para a nossa discussão em andamento. Espero que ele leve a uma afirmação da importância das convenções internacionais de controle de drogas, bem como a um reconhecimento de que as convenções são humanas, centradas nos direitos humanos e flexíveis. É necessária também uma ênfase firme na saúde, e devemos apoiar e promover alternativas de meios de subsistência sustentáveis. Além disso, é essencial reconhecer o importante papel desempenhado pelos sistemas de justiça criminal na luta contra o problema mundial das drogas e a necessidade de melhorar o trabalho contra precursores químicos".

Ver notícia completa.

Ana Paula Canestrelli, Assessora de Comunicação

[Fonte: UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - 26/06/2013]

 

- Download Relatório Completo PDF -

Glossário de Álcool e Drogas
Publicado pela OMS em 1994, com direitos para o português cedidos à SENAD
OMS - Organização Mundial da Saúde
(Tradução e notas: J. M. Bertolote)  
 
(formato PDF - tamanho 6,7MB - 2006)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Política Antidrogas
»  Publicações: Livros, Manuais e Cartilhas

Download:   (arquivo PDF)
»  Glossário de Álcool e Drogas (SENAD)
»  Pesquisa usuários crack no Brasil (Livreto Domiciliar)
»  Pesquisa usuários crack no Brasil (Livreto Epidemiológico)

Referências:   (links externos)
»  Fé na Prevenção (SENAD)
»  OBID - Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Ministério da Justiça)
»  SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Ministério da Justiça)
»  UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Esc. Brasil)

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem