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Criança e Adolescente

17/10/2013

VÍDEOS - Fora da Escola Não Pode!

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Veja aqui a série de vídeos produzida pelo Unicef em parceria com a produtora A!Comunicações. Trata-se de um especial para o dia dos professores dentro da campanha “Fora da escola não pode! – Cada criança e adolescente tem o direito de aprender”. Os vídeos falam sobre a valorização do professor, a universalização da educação e o desafio da educação na adolescência.

[Fonte: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - 17/10/2013]

 

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Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar
Realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.
Informações adicionais: Campanha Nacional pelo Direito à Educação
[Fonte: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 5,35MB - 80 págs - Brasília, Maio 2013)

 

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Todas as crianças na escola em 2015 - Iniciativa global pelas crianças fora da escola (Brasil)
Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa: Direito de todos
Relatório produzido pelo UNICEF e Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Informações adicionais: Todas as crianças na escola em 2015 (Notícia 25/09/2012)
Fontes:   [ Unicef ]   e [ Campanha Nacional ]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ opção 3 ]         [ Resumo executivo ]
(formato PDF - tamanho 3,66MB - 130 págs - Agosto 2012)

 

Unicef aponta descompasso entre ensino e realidade de adolescentes no Brasil

Costa do Sauípe (BA) - A coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, avalia que há, no país, um descompasso entre o que é ensinado nas escolas e a realidade dos adolescentes. Para ela, isso explica o elevado índice de evasão escolar entre jovens.

"Por que você mata aula?", perguntou a coordenadora a um adolescente que não queria frequentar a escola. O jovem respondeu: "Eu não mato aula, a escola que me mata". "Que menino de 16 anos vai querer estudar em uma turma com menino de 12? O que temos que fazer é garantir que ele percorra esse fluxo aprendendo", defendeu Salete.

De acordo com ela, há uma "desvinculação da escola com o projeto de vida do estudante". "Não se trata propriamente de desinteresse, mas a vida coloca questões que não estão envolvidas com a escola". Segundo Salete, para enfrentar esse desafio, as instituições de ensino devem trabalhar para a "construção da história de vida" e não apenas mandar estudantes para a universidade ou o mercado de trabalho.

Divulgada no 14º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a publicação Fora da Escola Não Pode! - O Desafio da Exclusão Escolar indica que, entre os adolescentes que abandonam os estudos, a fase mais crítica ocorre a partir dos 15 anos de idade.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças brasileiras frequentavam a escola. Com 12 anos, a proporção de meninos e meninas que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil era 76,2%. A porcentagem diminui com o aumento da idade: 62,7% dos adolescentes com 16 anos concluíram o ensino fundamental. Entre os jovens de 19 anos, apenas 48,7% terminaram o ensino médio.

O Censo 2010 mostra que o percentual de jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio e que não estudavam chegava a 36,5%. Mais da metade (52,9%) abandonaram os estudos sem completar o ensino fundamental.

Outra questão levantada no estudo é a formação dos professores. Na educação infantil, 43,1% dos docentes não têm curso superior. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é 31,8% e, nos anos finais, 15,8%. No ensino médio, o índice cai para 5,9%. "A qualificação dos professores é uma grande barreira para garantir a oferta de uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros", diz a publicação.

Entre grupos específicos, o estudo aponta que as crianças e os adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar são aqueles que moram em áreas rurais, os negros, os índios, os pobres, os que estão sob risco de violência e exploração e os com deficiência. Isso indica, de acordo com a publicação, que "as desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país".

"É preciso desafiar os dirigentes a trabalharem junto com as políticas públicas, tem muitas que podem ajudar. Tem que formar professor e escola", diz Salete.

O 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime vai até sexta-feira (17), na Costa do Sauípe (BA). O encontro é o primeiro depois das eleições municipais de 2012. Ao todo foram feitas mais de mil inscrições de secretários de Educação, técnicos e educadores de todo o país.

Mariana Tokarnia, Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
(A repórter viajou a convite da Undime)
Edição: Juliana Andrade e Talita Cavalcante

[Fonte: EBC - Agência Brasil - 15/05/2013]

 

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Download:   (arquivo PDF)
»   Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar.
»   Todas as crianças na escola em 2015 - Iniciativa global pelas crianças fora da escola

Referências:   (links externos)
»   Campanha Nacional pelo Direito à Educação
»   Projeto Quixote
»   Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
»   Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância

 

 

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