• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

28/05/2014

EVENTO - I SIMPÓSIO NEDDIJ: Direito de Criança

I Simpósio NEDDIJ Direito da Criança: Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente no Paraná - Capacitação de Profissionais e Bolsistas

EVENTO - I Simpósio NEDDIJ: Direito da Criança

O I Simpósio NEDDIJ Direito da Criança: Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente no Paraná - Capacitação de Profissionais e Bolsistas, que já realizou sete etapas em diversas cidades no interior do Paraná, terá seu encerramento em Curitiba - nos dias 03 e 04 de junho.

A extensa programação incluiu exposição de painéis e banners científicos; palestras; apresentações culturais; mesas-redondas; oficinas; estudo de casos; e ao final pretende-se apresentar Carta de Intenções e Propostas do Núcleo.

O evento ocorrerá na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB/PR), na R. Brasilino de Moura, 253 - Bairro Ahú, em Curitiba/PR.

Ver a programação, abaixo.

O projeto

O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) foi criado através de convênio celebrado entre o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) no ano de 2006, no objetivo de consolidar uma estratégia de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente que se encontre em situação de risco, ou tenha seus direitos violados ou ameaçados de serem violados, assim como àquele a quem se atribua a prática de atos infracionais.

Norteado por uma filosofia que mescla idealismo, voluntariado, profissionalismo e solidariedade, o NEDDIJ é formado por dois advogados e um psicólogo. Conta, também, com a colaboração de cinco estagiários, sendo quatro acadêmicos do curso de Direito e um do curso de Psicologia que recebem orientação técnico-pedagógica de dois docentes dos respectivos cursos.

As atividades desempenhadas pelo programa permitem o desenvolvimento de pesquisas que apontem para as maiores demandas quanto à violação de direitos infanto-juvenis e deficiências na estrutura de atendimento oferecida aos jovens no Município, oferecendo, ainda, assistência jurídica gratuita a crianças e adolescentes.

Deste modo, o NEDDIJ vem colaborando na formação de um sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente paranaense ao mesmo tempo em que estimula o estudo e a pesquisa nesta área.

O NEDDIJ encontra-se sediado no Bloco 03 do campus universitário, com horário de atendimento ao público das 13:30 às 17:30 horas (de 2ª a 6ª feira), sendo que os Municípios beneficiados pelo programa são os que integram a Comarca de Maringá (Maringá; Paiçandu; Ivatuba; Água Boa; Dr. Camargo; Floresta; Floriano e Iguatemi).

Fones (44) 3011-3689 e 3011-3690.

 

Programação

SETI / Curitiba: Dias 03 e 04 de Junho de 2014 - Encerramento

Dia 03 de Junho de 2014

16:00 - Credenciamento

17:00 - Exposição de Pôsters e Banners (Resumos Expandidos)

18:00 - Abertura: Formação da Mesa

18:30 - Homenagem Dra. Jimena Cristina Gomes Aranda. Discurso de Homenagem: Dra. Maria Christina dos Santos

18:45 - Palestrante: Profa. Dra. CLAUDETE CARVALHO CANEZIN. Profa. UEL e Coord. NEDDIJ e NUMAPE/ Londrina. Coordenadora Geral do I Simpósio NEDDIJ - Direito de Criança. Tema: Atuação do NEDDIJ no enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente No Paraná, e a luta para o Depoimento sem Dano

19:15 - Palestrante: Desembargador Ruy Muggiati. Tema: Violência contra a Criança e o Adolescente - Os Desafios de seu Enfrentamento

20:00 - Palestrante: Dr. Olympio de Sá Souto Maior. Procurador do Ministério Publico do Paraná. Tema: O ECA e uma nova política aos direitos da infância e juventude

20:45 - Coquetel de abertura

Dia 04 de Junho de 2014

08:00 - Credenciamento

08:15 - Exposição de Painéis e Banners Científicos (resumos expandidos)

08:30 - Abertura dos Trabalhos - Documentário SUPERAR. Comentarista: Eritânia Silmara de Britos. Pedagoga do NEDDIJ de Francisco Beltrão.

09:00 - Palestrante: Ministro Sérgio Luíz Kukina - Ministro do STJ. Tema: O ECA nas Jurisprudências do STJ.

09:45 - Palestrante: Profo. Dr. Andre Ribeiro Giamberardino - Prof. UFPR, Universidade Positivo e Defensor Público do Paraná. Tema: A violência contra crianças e adolescentes do ponto de vista da proteção integral.

10:30 - Coffe Break

10:45 - Apresentação Cultural

11:00 - MESA REDONDA : VULNERABILIDADE INFANTO JUVENIL E O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Coordenadora da Mesa: Iverly Antiqueira Ferreira. Dra. Maria Christina dos Santos - Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR. Dra. Edina de Paula - Procuradora de Justiça / Presidente do CEDCA / Vice-Presidente da ABM/ABMP. Des. Dra. Denise Krüger Pereira - Desembargadora do Tribuna de Justiça do Estado do Paraná e Coordenadora da CEVID - Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribuna de Justiça do Estado do Paraná. Dra. Daniele Cavali Tuoto - Promotora de Justiça da Vara de Adolescente Infrator. Dr. Fábio Ribeiro Brandão - Juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude e CONSIJ. Dra. Maria Roseli Guiessmann - Juíza Substituta em segundo grau TJ/PR, integrante do CONSIJ e Presidente da ABM/ABMP.

12:00 - Almoço

14:00 - Apresentação Cultural

14:30 - Disseminação oral dos trabalhos científicos selecionados (bolsistas, acadêmicos e profissionais).

15:00 - Palestrante Dra. Marta Tonim - Advogada e Coordenadora do Curso de Direito da UNIBRASIL e Professora de Direito Civil. Tema: Bullying - desrespeito aos direitos fundamentais.

15:45 -  Dr. Demetrius Gonzaga de Oliveira - Delegado Titular do Núcleo de Combate aos Cibercrimes do Paraná - NUCIBER. Tema: Vícios e crimes contra a criança e o adolescente na Internet.

16:30 - Apresentação do Trabalho Quantitativo Desenvolvido pelos NEDDIJ no Paraná. Maringá/UEM, Ponta Grossa/UEPG, Foz do Iguaçu/UNIOESTE, Guarapuava/UNICENTRO, Jacarezinho/UENP, Francisco Beltrão/UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon/UNIOESTE, Londrina/UEL

17:15 - Cofee Break

17:30 - MESA REDONDA - VIOLÊNCIA INTRA E EXTRA FAMILIAR. Coordenadora da Mesa - Sandra Lia Bazzo Barwinsk. Dra. Luci Pfeiffer - Médica Coordenadora da Associação HC-DEDICA - Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - PR. Dra. Paula Ines Gomide - Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia. Marília Frutuoso Machado Welter - Psicóloga, Conselheira Tutelar de Curitiba. Gisele Reikdal Kallaur - Assistente Social da Associação Batista de Ação de Curitiba (ABASC). Dra. Nilcéia Ferraro da Silva - Delegada da Polícia Civil do Paraná / Secretária Executiva do Departamento da Polícia Civil. Profa. Dra. Maria Cristina Antunes - Psicóloga, Universidade Tuiuti do Paraná.

18:15 - Palestrante: Dra. Liseane C. Almada Selleti - Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Tema: A importância dos cuidados na primeira infância para uma vida saudável na adolescência e na vida adulta.

19:00 - Carta de Intenções e Propostas dos NEDDIJs do Paraná para SETI/SEDS/CEDCA. RELATORA: Camila Amâncio - advogada do NEDDIJ e voluntária do NUMAPE. Orientadora: Profa. Claudete Carvalho Canezin - Coordenadora do NEDDIJ de Londrina e Coordenadora Geral do Simpósio NEDDIJ: Direito de Criança.

[Fonte: I SIMPÓSIO NEDDIJ - Direito da Criança - Programação Curitiba]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
»   Eventos

Referências:   (links externos)
»   I SIMPÓSIO NEDDIJ - Direito de Criança (UEL)
»   UEL - Universidade Estadual de Londrina

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem