• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

18/06/2014

VÍDEO - Seminário sobre a implementação do Sinase no município

Implementando o SINASE no município: do Plano de Atendimento Socioeducativo à execução das medidas

Foi realizado nesta segunda-feira, 16 de junho, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, o seminário "Implementando o SINASE no município: do Plano de Atendimento Socioeducativo à execução das medidas". [ver programação]

A finalidade do encontro, promovido por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, em parceria com o CEAF, foi fornecer subsídios necessários à atuação dos membros do MP-PR, integrantes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e gestores públicos, no processo de elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Atendimento Socioeducativo, nos moldes do previsto na Lei nº 12.594/2012, cujo prazo para conclusão se encerra no dia 14 de novembro de 2014.

Outro objetivo foi alertar para necessidade de assegurar, nas propostas de leis orçamentárias do Estado e dos municípios para 2015, em fase de elaboração, os recursos públicos indispensáveis à efetiva implementação das ações correspondentes aos Planos, garantindo assim um atendimento de qualidade - e resolutivo - aos adolescentes autores de ato infracional e suas famílias.

O evento teve como palestrante o padre Agnaldo Soares Lima, que atuou na execução de medidas socioeducativas na cidade de São Carlos, em São Paulo. Na oportunidade, idealizou e implantou o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) no município e esteve à frente da Coordenação-Geral do SINASE na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo, ainda, autor de diversos artigos sobre a matéria. [ver publicações]

O seminário foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça Gilberto Giacoia e pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e coordenadora do CEAF Samia Saad Gallotti Bonavides, contando, também, com a participação do Procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.

O evento foi também a "aula inaugural" da reedição do Curso de Atualização em Matéria de Infância e Juventude que o CAOPCAE e o CEAF promoveram no ano de 2012, e que está sendo relançado, num formato diferenciado, com ênfase para respostas a questões práticas apresentadas pelos Promotores de Justiça que atuam na área.

O material apresentado por ocasião do evento, assim como as aulas do Curso de Atualização realizado em 2012, estão publicados na página do CAOPCAE na internet. [ver material]

O CAOPCAE sugere que o material relativo ao evento, incluindo o vídeo da apresentação do Pe. Agnaldo, seja levado aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (que, na forma da Lei nº 12.594/2012, são os órgãos responsáveis pela condução do processo de elaboração dos Planos de Atendimento Socioeducativo em âmbito municipal, bem como por sua aprovação e controle quanto à efetiva execução), em reunião da qual devem também participar os gestores das áreas relacionadas no art. 8º, da Lei nº 12.594/2012 (educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte - dentre outras que a estes possam se agregar), bem como dos setores de planejamento e finanças dos municípios, para que o processo de elaboração dos referidos Planos seja deflagrado / qualificado, com a mencionada reserva dos recursos orçamentários necessários à sua efetiva execução.

 

Vídeo: Implementando o SINASE no município

[Fonte: Webcasts do MPPR - YouTube - Publicado em 17/06/2014]

 

Material para download:

Apresentações:

Publicações do Pe. Agnaldo Soares Lima, SDB:   (Rede Salesiana de Ação Social)

 

Plano Nacional Decenal de Atendimento Socioeducativo Comentado Contribuições para a elaboração do Plano Decenal do Atendimento Socioeducativo Sinamômetro: Instrumental de aferição da implantação do SINASE Guia para implantação do atendimento ao adolescente a quem se atribui autoria de ato infracional A Prática Socioeducativa e a Lei nº 12.594/2012 - SINASE

 

MP-PR realizou seminário sobre a implantação do Sinase

Foi realizado nesta segunda-feira, 16 de junho, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, o seminário "Implementando o Sinase no município: do Plano de Atendimento Socioeducativo à execução das medidas".

A finalidade do encontro, promovido por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, em parceria com o Ceaf, foi fornecer subsídios necessários à atuação dos membros do MP-PR, integrantes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, no processo de elaboração e aplicação dos referidos planos, nos moldes do previsto pela Lei 12.594/2012.

O evento teve como palestrante o padre Agnaldo Soares Lima, que atuou na execução de medidas socioeducativas na cidade de São Carlos, em São Paulo. Na oportunidade, idealizou e implantou o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) no município e esteve à frente da Coordenação-Geral do Sinase na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo, ainda, autor de diversos artigos sobre a matéria.

O seminário foi aberto pelo procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia e pela subprocuradora-geral de Justiça para assuntos jurídicos e coordenadora do CEAF Samia Saad Gallotti Bonavides, contando, também, com a participação do procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.

O que é

Sinase é a sigla utilizada para designar o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, destinado a regulamentar a forma como o Poder Público, por seus mais diversos órgãos e agentes, deverá prestar o atendimento especializado, ao qual adolescentes autores de atos infracionais têm direito. Estados e municípios têm até o dia 14 de novembro para elaborar seus Planos, sob pena de responsabilidade. Mais informações sobre o funcionamento do sistema podem ser obtidas na página do CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação.

Confira, abaixo, as fotos do seminário: 

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

Seminário SINASE

[Fonte: Portal MPPR - Notícia - 16/06/2014]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Curso de Atualização 2012
»   Eventos
»   Leis & Normas
»   OFÍCIO CIRCULAR - Of. nº 114/2014 - Seminário SINASE (06/06/2014)
»   Política Socioeducativa
»   Publicações: Pe. Agnaldo Soares Lima, SDB

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (28/05/2014) SINASE - Formulário eletrônico de resposta da pesquisa CNMP está com acesso restrito
»   (07/05/2014) SINASE - Sistema inovador melhora atendimento aos adolescentes em conflito com a lei

Referências:   (links externos)
»   CEAF/MPPR - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
»   Lei nº 12.594/2012, de 18 de janeiro de 2012 (SINASE)
»   Portal MPPR
»   Portal Planalto
»   Webcasts do MPPR - YouTube

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem