• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

20/08/2014

TRABALHO INFANTIL - Fundação Telefônica lança publicação da campanha “É da nossa conta!”

O evento da Fundação Telefônica Vivo para o lançamento da campanha "É da nossa conta!" - em sua versão deste ano, que ocorreu em 12 de agosto no Centro Cultural João Gilberto - em Juazeiro/BA, foi marcado pelo lançamento da publicação "Trabalho Infantil - Caminhos para reconhecer, agir, e proteger crianças e adolescentes" que é uma pesquisa feita em parceria com a Prattein Consultoria em Desenvolvimento Social junto com municípios do Estado de São Paulo.

O levantamento analisou a operacionalização da política pública acerca do tema e o resultado completo da pesquisa está inserido nas 248 páginas da publicação. A obra, dividida em três partes (Trabalho infantojuvenil - legislação, conceitos e tipos; Diagnosticando o trabalho infantojuvenil no seu município; e, Orientações para a ação integrada dos agentes do SGDCA), conta ainda com relatos de caso em seu apêndice.

A ideia dessa publicação, que recebe o apoio do UNICEF, é servir como uma ferramenta para gestores, educadores, agentes públicos e privados atuarem de forma inovadora em relação à garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Clique aqui para baixar a publicação na íntegra.

Com informações da Fundação Telefônica Vivo.

 

- Download PDF -

Trabalho Infantil - Caminhos para reconhecer, agir, e proteger crianças e adolescentes
Resultado da pesquisa realizada pela Prattein em um projeto que a Fundação Telefônica Vivo desenvolveu em municípios do Estado de São Paulo.
Informações adicionais:   Notícia do lançamento da publicação
[Fonte: Fundação Telefônica Vivo]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 3,69MB - 248págs - 12/08/2014)

- Download PDF -

Retratos do Trabalho Infantil
Fundação Telefônica - Pró-Menino
[Fonte: CNMP - Publicações]
Informações adicionais:     ESTATÍSTICAS - Retratos do Trabalho Infantil         Trabalho Infantil
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 2,61MB - 118págs - 2009)

 

É da nossa conta! 2014

Com foco no semiárido nordestino, campanha É da Nossa Conta! mobiliza a sociedade para reconhecer e enfrentar o trabalho infantil

Não agimos sozinhos: mobilizar parceiros, governo e a sociedade é parte fundamental da nossa atuação. Trabalhamos de forma colaborativa. Por isso, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - e com a OIT - Organização Internacional do Trabalho - lançou a campanha É da Nossa Conta!, em 12 de agosto, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro (BA).

Nesse ano, o foco da campanha é o semiárido do Nordeste brasileiro onde temos a maior incidência de trabalho infantil no Brasil. Os objetivos são sensibilizar a sociedade para o reconhecimento do trabalho infantil e os locais onde ele acontece, estimular famílias, crianças e adolescentes a buscarem alternativas ao trabalho infantil, e conscientizar empregadores sobre a prática do trabalho adolescente protegido e sobre a ilegalidade do trabalho infantil.

No lançamento, foi apresentada como serão ações locais em outras cidades da região assim como os vídeos com depoimentos de personalidade como Gilberto Gil e Raimundo Fagner. Os participantes do evento puderam assistir debates ressaltando a importância da educação como saída do trabalho infantil, como as famílias pode influenciar as crianças e adolescentes e a Lei de Aprendiz como uma forma legal de trabalho adolescente protegido. Parceiros locais como ONGs, institutos e igrejas estão sendo fundamentais para multiplicar as informações e comunicar a campanha na região. Representantes do UNICEF e da OIT também participaram do lançamento.

O evento foi marcado também pelo lançamento da publicação "Trabalho Infantil Caminhos para reconhecer, agir, e proteger crianças e adolescentes" que é uma pesquisa feita em parceria com a Prattein Consultoria em Desenvolvimento Social junto com municípios do Estado de São Paulo, que é uma ferramenta de apoio a gestores, diretores, agentes públicos e provados que atuam no sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes.

Ações digitais também acontecerão e todos podem participar compartilhando vídeos nas redes sociais. Basta acompanhar e interagir em nossos canais. No Twitter, use a hashtag #trabalhoinfantil.

Vamos, juntos, reconhecer, questionar e ajudar a mudar a realidade do trabalho infantil.

+ crianças estudando - crianças trabalhando = É da Nossa Conta!

[Fonte: Fundação Telefônica Vivo - Notícias - 15/08/2014]

 

Vídeo da campanha É da Nossa Conta! 2014

•   Vídeos da campanha: É da Nossa Conta! 2013

•   Canal Promenino Fundação Telefônica no YouTube

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Campanha "É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente"
»   Campanhas & Programas (índice)
»   Notícias: Trabalho Infantil
»   Publicações: Trabalho Infantil

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (22/07/2014)   CURSO - A Escola no Combate ao Trabalho Infantil: inscrições abertas
»   (11/06/2013)   TRABALHO INFANTIL - É da Nossa Conta!
»   (29/10/2012)   LEMBRETE - Entidades lançam campanha de alerta contra trabalho infantil
»   (19/10/2012)   CAMPANHA - Fundação Telefônica Vivo, UNICEF e OIT lançam campanha sobre trabalho infantil

Download:   (arquivo PDF)
»   Trabalho Infantil - Caminhos para reconhecer, agir, e proteger crianças e adolescentes
»   Retratos do Trabalho Infantil

Referências:   (links externos)
»   Canal Promenino Fundação Telefônica no YouTube
»   Fundação Telefônica Vivo
»   Promenino
»   UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.