• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

10/07/2015

EVENTO - MPPR realiza seminário pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Nesta sexta. MPPR realiza seminário pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Assista às gravações em vídeo do evento.

Os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente serão marcados, no Ministério Público do Paraná, por um seminário a ser realizado hoje - sexta-feira, 10 de julho, no auditório da sede da Instituição, em Curitiba. No evento, que contará com a presença do ministro do STJ Sérgio Kukina, serão abordados os avanços e desafios na implementação do Estatuto, sendo destacados, dentre outros aspectos, o papel dos Conselhos Tutelares, a Justiça Restaurativa aplicada à área da Infância e da Juventude, a implementação do Sinase e a organização das Redes de Proteção. O seminário é aberto à participação de todos os interessados.

Promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o evento é aberto a todos os interessados. Para participação presencial, que acontecerá durante todo o dia, com início às 8h30, é preciso fazer inscrição prévia pelo página do Ceaf. O encontro também terá transmissão ao vivo, via webcast.

 

- Download PDF -

Revista Igualdade Especial: 25 anos do ECA
(Revista Igualdade - Livro 44 - Edição Especial - formato e-book)
Aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (13JUL2015)
Realização: CAOPCAE / MPPR (não existe versão impressa)
[Fonte: CAOPCAE/MPPR]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 3,36MB - 348 págs - 2015)

 

Programação

A programação inclui palestras do ministro Kukina sobre o tema "A infância e Juventude na visão do STJ"; do procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do CAOP de Proteção os Direitos Humanos, que discorrerá sobre "A Constituição Federal de 1988 e o ECA: crianças e adolescentes sujeitos de direitos"; da promotora de Justiça Vanessa Harmuch Perez Erlich, pioneira na adoção da justiça restaurativa no MP-PR, que falará sobre a "Justiça restaurativa na área da infância e juventude"; e da diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social de Curitiba, Ângela Mendonça, que abordará o tema "25 Anos do Estatuto: Desafios do Reordenamento de Serviços para Crianças e Adolescentes".

Durante o seminário, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, fará o lançamento de revista comemorativa aos 25 anos do ECA (Revista Igualdade), produzida em formato digital pelo MP-PR, que trará doutrina e jurisprudência, além de experiências exitosas da atuação institucional na proteção das crianças e dos adolescentes.

Também durante o evento, o procurador Murillo Digiácomo, coordenador do CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação e da Educação, fará a apresentação da "Carta de Curitiba", um manifesto contra a proposta de redução da maioridade penal que será encaminhado ao Congresso Nacional. Veja abaixo a programação completa.

Sobre a lei

Em vigor há um quarto de século, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 23 de julho de 1990) é considerado uma conquista da sociedade brasileira, embora sua adequada compreensão e efetiva implementação ainda se constituam num grande desafio para todos os que atuam na área. Afinal, mais do que a singela "proteção" (e proteção "judicial") de "menores" que já estivessem em "situação irregular", decorrente do abandono familiar, da miséria, de problemas de conduta ou de outros fatores até então considerados como autorizadores da intervenção estatal (que invariavelmente ocorria unicamente no plano individual), essa lei inovadora traz uma proposta muito mais abrangente, focada na esfera coletiva, com a previsão da criação de todo um "Sistema" (o chamado Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente), composto por órgãos, agentes, programas e serviços dos mais variados, organizados e articulados entre si, no âmbito de uma política pública específica, que na forma da lei e da Constituição Federal deve ser elaborada de modo democrático e implementada pelos mais diversos setores da administração com a mais "absoluta prioridade".

Embora a lei não tenha sido ainda inteiramente implementada, o MP-PR entende que o momento é propício para celebrar as conquistas obtidas desde o advento do ECA, bem como para reafirmar o compromisso do MP-PR com o fiel e integral cumprimento desta que, apesar do tempo decorrido e dos ataques injustamente sofridos (como o representado pela tentativa de redução da maioridade penal), continua sendo uma das leis mais avançadas do mundo em matéria de proteção à infância e juventude, permanecendo mais do que nunca atual e adequada à realidade brasileira (inclusive numa perspectiva de transformá-la), e que necessita da união e do empenho de todos para ser colocada em prática.

Acesse a Resolução nº 2.628, que autoriza a participação dos membros da Instituição.

Acesse a Portaria nº 367/SUBADM, que autoriza a participação de servidores do MP.

ASCOM/MPPR

[Fonte: Portal MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná - Notícia 06/07/2015]

 

Evento: 25 anos do ECA

 

Programação   –   10 JUL 2015

08:30hs

Credenciamento

09:00hs

Abertura:
Gilberto Giacoia, Procurador-Geral de Justiça do MPPR
Samia Saad Gallotti Bonavides, Subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPPR e Coordenadora do CEAF

09:30hs

Palestra:
A infância e juventude na visão do STJ
Sérgio Kukina, ministro do Superior Tribunal de Justiça

10:30hs

Perguntas

11:00hs

Palestra:
A Constituição Federal de 1988 e o ECA: crianças e adolescentes sujeitos de direitos
Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção os Direitos Humanos

11:30hs

Perguntas

12:00hs

Almoço

13:30hs

Palestra:
Justiça restaurativa na área da infância e juventude
Vanessa Harmuch Perez Erlich, promotora de Justiça com atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ponta Grossa e uma das pioneiras da adoção da justiça restaurativa no MPPR

14:30hs

Perguntas

15:00hs

Intervalo

15:30hs

Palestra:
25 Anos do Estatuto: Desafios do Reordenamento de Serviços para Crianças e Adolescentes
Ângela Mendonça, pedagoga e diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social

16:30hs

Debates

17:00hs

Encerramento:
 
Lançamento de revista digital comemorativa aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Paraná
 
Apresentação da Carta de Curitiba contra a redução da maioridade penal
Murillo José Digiácomo, procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação

17:15hs

Término

 

Local:

Auditório
MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná
Rua Marechal Hermes, nº 751
Centro Cívico - Curitiba - PR

[Fonte: Programação - 25 anos do ECA]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   25 anos do ECA
»   Eventos
»   Ofícios Circulares

Download:   (arquivo PDF)
»   Programação do evento: 25 anos do ECA - a infância no século XXI

Referências:   (links externos)
»   CEAF/MPPR - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
»   Portal MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem