• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

06/08/2015

BULLYING - Projeto Orelhinha viabiliza cirurgias para combater o bullying

 

Projeto Orelhinha, um movimento de saúde para o tratamento corretivo de orelhas em abano e combate ao bullying.

Os irmãos Maria Eduarda e Angelo Bertolli puderam realizar cirurgia de correção da orelha graças ao Projeto Orelinha

Os irmãos Maria Eduarda e Angelo Bertolli puderam realizar cirurgia de correção da orelha graças ao Projeto Orelinha
(Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Veja também:

•   Cartilha Projeto Orelhinha
•   Sobre o Projeto
•   Notícias relacionadas
•   Links referenciais

Muito mais do que uma cirurgia estética: uma cirurgia social. Assim é classificada a operação realizada pela equipe do Projeto Orelhinha, iniciativa que já atendeu mais de 10 mil pessoas no país. Entre os beneficiados encontram-se os irmãos Maria Eduarda Bertolli e Angelo Bertolli, que fizeram a cirurgia corretiva de orelhas em abano em Curitiba, no dia 6 de julho.

Os irmãos desejavam fazer o procedimento há muito tempo e o Projeto Orelhinha oferece um desconto de até 70% no valor usual da cirurgia, chamada de otoplastia, por meio de parcerias solidárias entre profissionais da saúde, hospitais e clínicas.

Segundo Sirlei Bertolli, mãe dos meninos, o procedimento custou um valor bem abaixo da média. “Nós quisemos realizar a otoplastia antes, mas o valor girava em torno de R$ 6 mil. Como são dois filhos, esse preço era inviável”, explica Sirlei. Pelo projeto, a família conseguiu a cirurgia por R$ 1,8 mil cada.

Para os jovens, o procedimento significou muito mais do que uma cirurgia estética, e é justamente esse o intuito do projeto. Maria Eduarda, que está no 9º ano do ensino fundamental, deixava de prender o cabelo e fazer penteados por causa da orelha, que a incomodava bastante. “Sempre faziam uma piadinha ou outra comigo, por causa da orelha, mas eu tentava não levar muito a sério”, diz.

Como os dois estavam em férias escolares quando realizaram a otoplastia, a primeira vez que os colegas de escola puderam ver o resultado foi na semana passada. “Meus amigos disseram que, se não me conhecessem, nem notariam que eu fiz a cirurgia”, diz Angelo, estudante do 2º ano do ensino médio.

O cirurgião plástico Marcelo Assis, coordenador e fundador do Projeto Orelhinha, desenvolveu uma técnica exclusiva para a operação que agiliza o tempo de recuperação. Após a cirurgia o paciente sai com um capacete de atadura, que deve ser usado por quatro dias em tempo integral. Depois, é necessário usar apenas uma faixa elástica para dormir, por 30 dias.

[Fonte: Gazeta do Povo - Vida e Cidadania - 04/08/2015]

 

- Download PDF -

# Minha Auto Estima Resgatada
Cartilha do Projeto Orelhinha - Uma iniciativa contra o bullying
Informações adicionais:   Projeto Orelhinha
[Fonte: Projeto Orelhinha]
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 7,25MB - 10 págs - 2014)

 

Projeto Orelhinha

Sobre o Projeto

Projeto Orelhinha

 

 
Projeto Orelhinha
www.projetoorelhinha.com.br
4062-0607, para capital e regiões metropolitanas
0800 718 7804 para as demais localidades
 

O Projeto Orelhinha foi criado há 05 anos, com a missão de proporcionar as pessoas que desejam realizar a cirurgia de correção de orelhas em abano, especialmente pessoas que se incomodam com essa característica familiar, vítimas de apelidos e humilhações e casos de bullying.

Embora a cirurgia ainda seja classificada como estética, a equipe do projeto entende que a cirurgia de otoplastia é uma cirurgia social, devido ao grande impacto positivo que causa na vida das pessoas que solicitam essa correção.

Como funciona o Projeto Orelhinha

O Projeto Orelhinha é uma OSCIP ( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ), que atua através do terceiro setor, no formato de empreendedorismo social.

A OSCIP é administrada pelo Instituto Orelhinha, que através de parcerias solidárias entre cirurgiões plásticos, anestesistas, equipe de enfermagem, equipe administrativa e principalmente hospitais e clínicas, podendo assim oferecer a cirurgia de correção de orelhas em abano, com subsídio de até 70% para alcançar grande número de interessados.

O Instituto Orelhinha também promove e oferece a otoplastia com 100% de gratuidade para crianças carentes na faixa etária entre 7 a 14 anos, através de triagem social e renda da família, devido a doações e contribuições sociais.

A Cartilha

A cartilha do Projeto Orelhinha Contra o Bullying é uma iniciativa educacional para orientar professores, educadores, pais e alunos a como identificar e lidar com a situação de bullying.

Caso haja interesse em distribuir tal cartilha na comunidade deve-se contatar a equipe do projeto, através de um dos meios ao lado, para que enviem gratuitamente exemplares para distribuição.

[Fonte: Projeto Orelhinha]

 

Notícias sobre o Projeto Orelhinha

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Campanhas & Programas
»   Publicações: Educação - Bullying
»   Publicações: Livros, Manuais e Cartilhas

Download:   (arquivos PDF)
»   Cartilha Projeto Orelhinha

 

Referências:   (links externos)
»   Gazeta do Povo
»   Projeto Orelhinha

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem