Criança e Adolescente
09/05/2016
OFÍCIO CIRCULAR - Recomendação CNMP sobre alienação parental e outras normas do Conselho
Ofício nº 090 / 2016 | Curitiba, 09 de maio de 2016 |
Prezado(a) Colega:
Noticiamos que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) emitiu Ofício Circular nº 007/2016-COADE/SPR/CNMP aos Procuradores-Gerais de Justiça encaminhando cópia da Recomendação CNMP nº 32/2016, de 5 de abril de 2016, que dispõe sobre a uniformização e atuação do Ministério Público Brasileiro, através de políticas e diretrizes administrativas que fomentem o combate à síndrome de Alienação Parental que compromete o direito à convivência familiar da criança, adolescente, pessoas com deficiência e incapazes de exprimir a sua vontade.
A citada Recomendação CNMP nº 32/2016, que trata da Alienação Parental, foi anteriormente divulgada através do Ofício Circular nº 061/2016-CAOPCAE/MPPR deste Centro de Apoio e também pela notícia "CNMP - Recomendação sobre atuação do MP no combate à alienação parental" (08/04/2016) em nossas páginas na internet, onde podem ser obtidas informações adicionais sobre o tema "Alienação Parental".
Resta salientar que o texto recomenda aos membros do Ministério Público com atribuições para atuação na área da família, da criança e adolescente que:
- realizem ações coordenadas para a conscientização dos genitores sobre os prejuízos da alienação parental e da eficácia da guarda compartilhada;
- busquem, pelos meios dispostos ao seu alcance, a resolutividade dos problemas atinentes ao tema na conformidade das disposições legais previstas na Lei nº 12.318/2010; e,
- desenvolvam projetos que objetivem a conscientização pública sobre a importância da guarda compartilhada como meio de evitar a alienação parental, realizem palestras e empreendam divulgações esclarecedoras e pedagógicas sobre o tema, junto à sociedade.
Listamos, também e abaixo, uma breve relação das normativas emitidas neste ano pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referentes à área da criança, do adolescente e da educação:
- Resolução CNMP nº 137/2016, de 27 de janeiro de 2016
Altera a Resolução nº 67, de 16 de março de 2011, que dispõe sobre a uniformização das fiscalizações em unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade pelos membros do Ministério Público e sobre a situação dos adolescentes que se encontrem privados de liberdade em cadeias públicas.
Ver: Política Socioeducativa • Resoluções CNMP - Nota Técnica CNMP nº 08/2016, de 15 de março de 2016
Nota Técnica sobre a atuação do Ministério Público na proteção do direito fundamental à não discriminação e não submissão a tratamentos desumanos e degradantes de pessoas travestis e transexuais, especialmente quanto ao direito ao uso do nome social no âmbito da Administração Direta e Indireta da União, dos Estados e dos Municípios.
Ver: Notas Técnicas • Registro Civil - Recomendação CNMP nº 32/2016, de 5 de abril de 2016
Dispõe sobre a uniformização e atuação do Ministério Público Brasileiro, através de políticas e diretrizes administrativas que fomentem o combate à síndrome de Alienação Parental que compromete o direito à convivência familiar da criança, adolescente, pessoas com deficiência e incapazes de exprimir a sua vontade.
Ver: Alienação Parental • Convivência Familiar • Recomendações CNMP - Recomendação CNMP nº 33/2016, de 5 de abril de 2016
Dispõe sobre diretrizes para a implantação e estruturação das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude no âmbito do Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
Ver: Of. Circular nº 82/2016 • Recomendações CNMP - Portaria CNMP-PRESI nº 47, de 28 de abril de 2016
Dispõe sobre a concessão de licença-paternidade aos servidores do Conselho Nacional do Ministério Público.
Ver: Portarias Ministeriais
Sem mais para o momento, e desde logo agradecendo a atenção dispensada, renovamos votos de elevada estima e distinta consideração.
RÉGIS ROGÉRIO VICENTE SARTORI Promotor de Justiça |
LUCIANA LINERO Promotora de Justiça |
MURILLO JOSÉ DIGIÁCOMO
Procurador de Justiça - Coordenador
Matérias relacionadas: (links internos)
» Alienação Parental
» Convivência Familiar e Comunitária
» Leis & Normas
» Normas Ministeriais
» Ofícios Circulares
Notícias: (links internos)
» (11/04/2016) OFÍCIO CIRCULAR - Alienação Parental
» (05/04/2016) CNMP - Recomendação sobre atuação do MP no combate à alienação parental
» (29/12/2015) CNMP - Proposta recomenda que Ministério Público deve priorizar casos de alienação parental
Download: (arquivos PDF)
» Cartilha Alienação Parental (TJMT)
» Lei nº 12.318/2010, de 26 de agosto de 2010 - Retificada (Lei da Alienação Parental)
» Ofício Circular nº 007/2016-COADE/SPR/CNMP
» Recomendação CNMP nº 32/2016, de 05 de abril de 2016 (Alienação Parental)
» Proposta de Recomendação nº 1 de 15/12/2015 - CNMP (Alienação Parental)
Referências: (links externos)
» CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
» Lei nº 12.318/2010, de 26 de agosto de 2010 (Alienação Parental)
-
Compartilhe: