• Criança

Criança e Adolescente

01/07/2016

MP NO RÁDIO - Programa amplia contato com a população

Programa de Rádio do MP-PR amplia contato com a população nas diversas regiões do Estado.

A partir desta semana, rádios comunitárias, universitárias, educativas e comerciais em todo o Estado poderão acessar o programa "MP no rádio", produzido pelo Ministério Público do Paraná em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). Neste sentido, foi criado um hotsite específico na página institucional contendo entrevistas semanais, spots e campanhas do MP-PR, para acesso e veiculação gratuitos por todas as emissoras interessadas. O objetivo é ampliar, nas diversas regiões do Estado, as informações sobre a atuação do Ministério Público em benefício da coletividade. A entrevista que inaugura a nova fase do programa é com o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Marcos Bittencourt Fowler, que fala sobre o Ministério Público e o atendimento ao cidadão.

A iniciativa contempla o objetivo estratégico institucional de intensificar a interação do MP-PR com a sociedade e parte da constatação de que o rádio continua sendo um importante instrumento de comunicação, alcançando todas as camadas da população. Segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, do Governo Federal, o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros - 55% do país ouve rádio, ou seja, perto de 113 milhões pessoas, conforme estimativa feita a partir de projeção da população, do IBGE (em primeiro está a TV, com 95%, e em terceiro vem a internet, com 48%).

Acesso abrangente

Outro dado importante do levantamento se refere à escolaridade e renda do público: 91% das pessoas que têm até a 4ª série do ensino fundamental não utilizam a internet. O acesso à web também é baixo entre os que ganham até um salário mínimo: 78% não acessam. Em contrapartida, o rádio atinge em maior proporção esse público: 55% dos brasileiros com renda de até um salário mínimo ouvem rádio, bem como 58% das pessoas com escolaridade até a 4ª série do fundamental. O rádio, ademais, está presente no cotidiano das pessoas (em casa, no trabalho, no carro), sendo um importante instrumento de divulgação de direitos e de ações de cidadania.

"O rádio, sem prejuízo da utilização de outras mídias pelo Ministério Público, é um importante elo de aproximação com a comunidade, pois alcança todas as camadas da população, sobretudo os segmentos mais vulneráveis", ressalta o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. "O objetivo do programa é levar informações sobre a atuação do MP nas diversas regiões do Estado, especialmente às pessoas que não têm acesso a outros meios, por motivos geográficos, econômicos ou culturais", conclui.

Histórico

A parceria entre o MP-PR e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná foi firmada em setembro do ano passado. Desde então, na primeira fase do projeto, foram gravadas 23 entrevistas com integrantes da instituição, incluídas no programa "Em pauta" da Aerp, disponibilizado pela entidade. A partir de agora, com o "MP no Rádio", a divulgação e distribuição dos programas serão realizadas também pelo MP-PR, via hotsite e Assessoria de Comunicação.

Dr. Marcos Fowler

Dr. Marcos Fowler
(Foto: ASCOM/MPPR)

"A parceria estabelecida com o Ministério Público tem grande relevância social, na medida em que leva à população, em todas as regiões do Estado, notícias de interesse público. O rádio é um veículo de enorme alcance social e que melhores condições tem para se adaptar ao processo de convergência e digitalização das novas midias", ressalta o presidente da Aerp Alexandre Barros.

Em entrevista que inaugura a nova fase do programa, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Marcos Bittencourt Fowler, destaca a importância da aproximação da Instituição com a sociedade. "Somente neste ano, foram realizados mais de 12 mil atendimentos à população pelas Promotorias de Justiça em todo o Estado. O programa de rádio tem o potencial de ampliar esse contato, levando às comunidades, sobretudo às mais carentes, orientações sobre serviços e direitos que lhes são assegurados", afirma.

Conteúdo

O programa "MP no Rádio", produzido pelo Ministério Público em parceria com a Aerp, conta com entrevistas de promotores e procuradores de Justiça e servidores e convidados a respeito de temas de interesse público, nas diversas áreas de atuação institucional - família, saúde, educação, consumidor, meio ambiente, segurança pública, idoso, infância e juventude, patrimônio público, entre outras. O conteúdo é preparado pelo MP-PR, sendo gravado nos estúdios e com o suporte e estrutura técnica e de pessoal da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, mediante convênio celebrado entre as instituições.

Hotsite e contatos

Para facilitar o acesso ao conteúdo dos programas por todas as emissoras de rádio interessadas (comunitárias, educativas, universitárias e comerciais), foi criado um hotsite específico na página do MP-PR, onde são disponibilizados os programas semanais, instruções sobre o acesso e download gratuitos, spots e campanhas institucionais, além de espaço para sugestões, comentários e críticas.

Para sugerir temas para as entrevistas ou fazer comentários ou críticas ao programa, entre em contato pelo e-mail mpnoradio@mppr.mp.br. Os interessados também poderão fazer contato com a Assessoria de Comunicação do MP-PR, nos telefones (41) 3250-4469 e 3250-4249. Os programas também serão disponibilizados no site da Aerp para acesso e veiculação por suas afiliadas.

Acesse aqui o hotsite produzido para o programa.

Assessoria de Comunicação do MP-PR

[Fonte: MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná - Notícia - 23/06/2016]

 

Dra. Tarcila Teixeira
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Convivência Familiar
»   Novas regras
»   Papel dos Pais

13/07/2016 - Pensão alimentícia
David Kerber de Aguiar, Promotor de Justiça

O Programa MP no Rádio desta semana apresenta entrevista com o promotor de Justiça David Kerber de Aguiar, que atua na 2ª Promotoria de Justiça de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O promotor, entrevistado pelo jornalista Adilson Arantes, falou sobre alimentos, explicando o que é pensão alimentícia, quem tem direito a recebê-la e em que condições e quem é obrigado a pagar alimentos, entre outras questões ligadas ao tema.

Clique aqui para acessar o áudio da entrevista.

(formato MP3 - tamanho 14,6MB - duração 15:59 - 13/07/2016)

Dra. Tarcila Teixeira
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Alienação Parental
»   Convivência Familiar
»   Guarda Compartilhada

05/07/2016 - Guarda dos filhos
Luciana Linero, Promotora de Justiça

O "MP no Rádio" inicia nesta semana uma série de entrevistas ligadas a Direito de Família. A ideia é tratar de questões que afetam diretamente a vida das pessoas, como casamento e união estável, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, partilha de bens, entre outras. O primeiro programa traz a promotora de Justiça Luciana Linero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, que falou sobre guarda dos filhos.
Clique aqui para acessar o áudio da entrevista.

(formato MP3 - tamanho 14,0MB - duração 15:17 - 05/07/2016)

Dra. Tarcila Teixeira
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Combate ao Abuso Sexual
»   Dia 18 de maio
»   Disque 100

18/05/2016 - Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Tarcila Teixeira, Promotora de Justiça

Por ocasião do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" (18 de maio), a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, que atua na Promotoria de Justiça de Infrações Penais Contra Crianças, Adolescentes e Idosos, concedeu entrevista à Associação das Emissoras de Rádio do Paraná (Aerp). Tarcila apresentou dados relativos às denúncias de abusos e transmitiu orientações sobre como prevenir e identificar tais casos, entre outras questões ligadas ao tema. O conteúdo da entrevista, concedida no dia 18 de maio, quarta-feira, foi disponibilizado às 310 emissoras de rádio filiadas à entidade e pode ser conferido no link abaixo.
Clique aqui para acessar o áudio da entrevista.

(formato MP3 - tamanho 36,81MB - duração 40:12 - 18/05/2016)

Dr. Eduardo Agusto Salomão Cambi
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Geração Atitude
»   Guia do Cidadão
»   João Cidadão
»   Política Pública Estadual
»   Lei nº 18.763/2016-PR
»   Projeto de Lei nº 849/2015-PR

19/04/2016 - Geração Atitude
Eduardo Cambi, Promotor de Justiça e coordenador estadual do projeto

Entrevista de rádio gravada com o promotor de Justiça Eduardo Agusto Salomão Cambi na terça-feira, 19 de abril, repercute projeto de lei elaborado pela adolescente Ingrid Ribeiro Serafim de Souza (16), de Cianorte, na Região Noroeste, que deve transformar o programa "Geração Atitude" em política pública estadual. A lei nº 849/2015 foi aprovada pelo Legislativo paranaense e encaminhada para sanção ao Governo do Estado. O texto pretende estender a todas as escolas públicas de ensino médio do Paraná o projeto de educação para a cidadania criado pelo Ministério Público do Paraná, e que é realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sesa), da Assessoria Especial da Juventude, da Assembleia Legislativa do Paraná e do Tribunal de Justiça do Paraná.
Eduardo Cambi explicou como funciona o "Geração Atitude" nas escolas, como consultar o "Guia do Cidadão" (cartilha sobre cidadania, democracia, funcionamento dos Três Poderes, papel do Ministério Público, dentre outros temas), discorreu sobre os resultados do projeto e sobre como os interessados podem apoiar e participar.
•   Projeto de Lei nº 849/2015 - PR
•   Íntegra da entrevista

(formato MP3 - tamanho 47,70MB - duração 26:02 - 19/04/2016)

Dra. Hirmínia Dorigan de Matos Diniz
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   CAOPCAE/Educação
»   Educação
»   Orçamento Prioridade

07/04/2016 - Orçamento para a educação
Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, Promotora de Justiça

Até o dia 15 de abril, as prefeituras devem encaminhar, ao legislativo municipal, seus projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Também é este o prazo para que a população das cidades seja consultada, por meio de audiências públicas, para opinar sobre as áreas e serviços que necessitam de investimentos prioritários.
"O momento é propício para que as pessoas procurem o prefeito, os vereadores, participem dessas audiências públicas e reivindiquem mais vagas em creches e em pré-escolas". A afirmação foi feita durante entrevista de rádio, concedida no dia 6 de abril, pela promotora de Justiça Hirminia Dorigan de Matos Diniz, coordenadora da área da Educação do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.
Durante o programa, a promotora lembrou que, a partir deste ano, o ensino regular no Brasil passou a ser obrigatório para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. Mas que, apesar da ampliação na faixa etária escolar, muitos municípios não possuem vagas suficientes para atender à demanda. "É papel dos prefeitos, que formulam o orçamento, e dos vereadores, que o aprovam, prever recursos para superar o deficit de vagas em creches e pré-escolas. Mas cabe ao cidadão participar dessas audiências e cobrar tais investimentos para a educação", afirmou Hirmínia.
Ouça aqui a íntegra da entrevista.

(formato MP3 - tamanho 30,96MB - duração 33:48 - 07/04/2016)

Dra. Cristina Corso Ruaro e Rosi Pollis
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Lançamento do Manual
»   Manual do Projeto Semear
»   Políticas Antidrogas

31/03/2016 - Enfrentamento às drogas
Cristina Corso Ruaro (Promotora de Justiça) e Rosi Pollis (Assistente Social)

Como usuários, familiares e a sociedade podem enfrentar as drogas? Como o Ministério Público do Paraná vem atuando frente ao problema da drogadição? Estas e outras questões foram abordadas durante entrevista concedida à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), no dia 30 de março, pela promotora de Justiça Cristina Corso Ruaro, coordenadora do projeto Semear de enfrentamento ao crack, álcool e outras drogas, do MP-PR, e pela assistente social Rosilene de Fátima Pollis, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal, em Curitiba.
Acesse na íntegra:
•   texto
•   entrevista

(formato MP3 - tamanho 35,78MB - duração 39:04 - 31/03/2016)

Dr. Murillo José Digiácomo
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista - Parte 1
»   Baixar entrevista - Parte 2
»   Combate ao Bullying
»   Desafio da nova Lei
»   Notícia da entrevista
»   Publicações: Bullying

17/02/2016 - Bullying
Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça

Diante do início de vigência da Lei Federal nº 13.185/2015, também conhecida como lei de anti-bullying, o procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, coordenador do CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação, concedeu entrevista à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), no dia 17 de fevereiro.
A lei, que entrou em vigor no dia 9 de fevereiro, terá impacto na atuação do Ministério Público, que, para além do aspecto repressivo, passará a tratar a questão com uma abordagem também coletiva e preventiva.
A parceria com a Aerp prevê a produção de conteúdo e informações sobre a atuação ministerial para disponibilização às rádios associadas à entidade. Hoje, são 310 emissoras em todo o Paraná.
Ouça a entrevista, dividida em dois blocos:
•   Parte 1
•   Parte 2

(formato MP3 - tamanho 10,14MB + 10,49MB - duração total 22:31 - 17/02/2016)

Dra. Hirmínia Dorigan de Matos Diniz
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista - Parte 1
»   Baixar entrevista - Parte 2
»   CAOPCAE/Educação
»   Educação

27/01/2016 - Educação infantil
Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, Promotora de Justiça

A obrigatoriedade da matrícula das crianças de quatro e cinco anos na pré-escola a partir de 2016 foi o tema da entrevista concedida pela promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), no dia 27 de janeiro.
A entrevista foi gravada como parte de convênio firmado, em setembro de 2015, entre MP-PR e Aerp. Durante a conversa, Hirmínia falou sobre o dever dos pais de matricular os filhos na pré-escola e da obrigação dos Municípios de ofertar vagas para atender a demanda. O material foi colocado à disposição de 310 rádios conveniadas à associação em todo o Paraná.
Ouça a entrevista, que está dividida em dois blocos:
•   Parte 1
•   Parte 2

(formato MP3 - tamanho 18,06MB + 13,39MB - duração total 34:20 - 27/01/2016)

Dr.  Olympio de Sá Sotto Maior Neto
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista - Parte 1
»   Baixar entrevista - Parte 2
»   Criança Indígena

13/11/2015 - Direitos dos indígenas e povos tradicionais
Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça

Os direitos dos indígenas e povos tradicionais foram tema da entrevista concedida pelo procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto ao jornalista Adilson Arantes para o programa "Em pauta", produzido em parceira pelo Ministério Público do Estado do Paraná e pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). Falando como coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio explicou o trabalho do MP-PR na defesa dos direitos constitucionais de segmentos sociais "excluídos e invisíveis", como é o caso de quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, faxinalenses, ciganos e outros povos tradicionais, geralmente fora das políticas públicas sociais.
A entrevista, dividida em duas partes, pode ser ouvida integralmente nos links abaixo.
•   Parte 1
•   Parte 2

(formato MP3 - tamanho 15,13MB + 12,81MB - duração total 30:32 - 13/11/2015)

Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Conselho Tutelar
»   Conselho Tutelar

30/09/2015 - O trabalho dos Conselhos Tutelares
Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça

No dia 30 de setembro de 2015, o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção aos Direitos Humanos do MP-PR, concedeu entrevista ao programa Em pauta, da Associação das Emissoras de Radiodifusão (Aerp), para falar sobre o trabalho cotidiano dos conselheiros tutelares na busca pela efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Clique aqui para ouvir a entrevista.

(formato MP3 - tamanho 17,13MB - duração 18:42 - 30/09/2015)

Dr. Murillo José Digiácomo
 
Links referenciais:
»   Baixar entrevista
»   Conselho Tutelar
»   Conselho Tutelar: Eleições

09/09/2015 - A eleição dos Conselhos Tutelares
Murillo José Digiácomo, Procurador de Justiça

Para divulgar a eleição para os Conselhos Tutelares em todo Estado o procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção da Criança e do Adolescente e da Educação, concedeu entrevista ao programa Em pauta, da Associação das Emissoras de Radiodifusão (Aerp). Em conversa com o jornalista Adilson Arantes, ele explicou como funcionará a votação no processo eleitoral unificado e falou da importância da participação popular na escolha dos conselheiros tutelares.
Acesse aqui a íntegra da conversa.

(formato MP3 - tamanho 27,86MB - duração 20:17 - 09/09/2015)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Áudios: arquivos MP3
»   Rádio - Conversa com o MP
»   Rádio - Conversa com o MP   (Área da Criança e do Adolescente)

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (25/02/2016)   BULLYING - Programa de rádio
»   (20/05/2013)   CONVERSA COM O MP - Luto por Silvio de Tarso
»   (14/03/2013)   RÁDIO - Conversa com o MP fala de Adoção
»   (27/02/2013)   RÁDIO - Conversa com o MP fala de Educação
»   (14/02/2013)   RÁDIO - Adolescentes e Atos Infracionais
»   (31/10/2012)   RÁDIO - Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes
»   (13/09/2012)   RÁDIO - Compromisso com a infância no rádio

Download:   (arquivos PDF)
»   Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015   (E-book PDF)

Referências:   (links externos)
»   AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná
»   MP no Rádio   (hotsite)
»   MP no Rádio: Todos os Programas
»   Portal MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem