• Cabeçalho Criança e adolescente

CAOP Informa

08/08/2019

COMBATE À VIOLÊNCIA - Liga do Boqueirão apresenta Plano Regional de Enfrentamento

Liga Boqueirão
Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

COMBATE À VIOLÊNCIA - Liga do Boqueirão apresenta Plano Regional de Enfrentamento

A Liga de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através do Sistema de Justiça, da Rede de Proteção e da Comunidade do Boqueirão, apresenta a versão final do Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes para divulgação e apropriação dos trabalhos já desenvolvidos, buscando assim a qualificação de todos no embate contra esta violência.

Projeto do MPPR

Projeto do MPPR combate violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em 2018, 599 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes (o número inclui situações confirmadas e suspeitas) foram registrados nas dez regionais de Curitiba pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Com 76 registros, a Regional do Boqueirão figura entre as que mantém o número mais elevado de casos na capital. A partir desse cenário, o Ministério Público do Paraná lança nesta terça-feira, 14 de maio, a Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, um projeto-piloto da instituição que objetiva oferecer suporte completo às vítimas de crimes sexuais e suas famílias. O trabalho é realizado por meio da Promotoria do Boqueirão, que atende os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão - um universo de quase 200 mil pessoas.

O projeto teve sua formulação iniciada em 2017, com o propósito de tratar tais situações considerando a premissa da vítima como sujeito de direito, como preconiza a legislação que organiza o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Lei nº 13.431/2017). "Nossa intenção é fazer com que essas crianças e adolescentes recebam um tratamento diferenciado desde a constatação da violência, para que consigam ressignificar e superar a situação e seguir com suas vidas", diz o promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro, responsável pelo trabalho, que nesta terça-feira será oficialmente apresentado ao Município. "A partir do lançamento oficial da ação, a proposta é que a prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, adote a Liga como política pública de proteção à infância e juventude", afirma o promotor.

Leia mais...

Liga do Boqueirão

A Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes teve sua formulação iniciada em 2017, com o propósito de tratar tais situações considerando a premissa da vítima como sujeito de direito, como preconiza a legislação que organiza o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Lei 13.431/2017).   "Nossa intenção é fazer com que essas crianças e adolescentes recebam um tratamento diferenciado desde a constatação da violência, para que consigam ressignificar e superar a situação e seguir com suas vidas", diz o promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro, responsável pelo trabalho.

Inspirada no universo dos super-heróis, a Liga terá 16 ações integradas (algumas já em andamento) organizadas a partir de quatro eixos de atuação: Participação, Protagonismo, Comunicação e Mobilização; Prevenção; Atenção e Pesquisa e Responsabilização.   O trabalho será conduzido em diferentes frentes, incluindo a interlocução direta com as vítimas (da escuta qualificada ao atendimento médico e psicológico especializada), o suporte às famílias (com atuação de profissionais de serviço social), a realização de ações nas comunidades (palestras educativas nas escolas da região) e até a responsabilização dos agressores (com a persecução penal).   "Trata-se de uma ação multidisciplinar, que envolve de forma igualitária o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, os Conselhos Tutelares, os próprios moradores da região, estudantes, professores, pais de alunos e o Município, com profissionais do Serviço Social, Psicologia, Medicina e Educação, bem como a comunidade.   É um projeto em que todos trabalham juntos, tendo como foco principal a vítima", diz o promotor.

Leia mais...

 

- Download PDF -

Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Liga do Boqueirão
A Liga de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através do Sistema de Justiça, da Rede de Proteção e da Comunidade do Boqueirão, apresenta a versão final do Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes para divulgação e apropriação dos trabalhos já desenvolvidos, buscando assim a qualificação de todos no embate contra esta violência.
Informações adicionais:   Lançamento da Ação     Projeto do MPPR
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ opção 3 ]
(formato PDF - tamanho 4,80MB - 140 págs - 2019)

 

Construção da Identidade da Liga

Versão preliminar que aproveitou a obra doada pelo designer inglês, Andy Fairhurst
Versão preliminar que aproveitou a obra doada pelo designer inglês, Andy Fairhurst

Versão final aprovada pelo coletivo, atualmente denominado LIGA Boqueirão
Versão final aprovada pelo coletivo, atualmente denominado LIGA Boqueirão

Material publicitário que combina logomarca com a obra do designer inglês Andy Fairhurst
Material publicitário que combina logomarca
com a obra do designer inglês Andy Fairhurst

Ampliar imagem geral Ampliar imagem Homem-de-Ferro Ampliar imagem Mulher-Maravilha Ampliar imagem Capitão-América Ampliar imagem Mulher-Gato

[Fonte: Liga Boqueirão - Plano Regional de Enfrentamento à Violência]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Atendimento às Vítimas
»   Combate à Violência
»   Depoimento Especial
»   Entrevista Investigativa
»   Publicações:   Planos de Combate à Violência

Notícias relacionadas:   (Portal MPPR)
»   Hotsite Copa do Mundo - Crianças e adolescentes - Maus-tratos e negligência
»   (14/05/2019)   Institucional - MPPR lança ação para coibir violência sexual contra crianças e adolescentes
»   (14/05/2019)   MP no Rádio - Entrevista trata de violência sexual contra crianças e adolescentes
»   (13/05/2019)   Institucional - Projeto do MPPR combate violência sexual contra crianças e adolescentes
»   (15/03/2018)   Cidadania - Nas audiências públicas, o cidadão é ouvido pelo Ministério Público

Download:   (arquivos PDF)
»   Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Liga do Boqueirão

Referências:   (links externos)
»   Liga do Boqueirão protege e atende crianças vítimas de violência sexual
»   Liga do Boqueirão - Facebook

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem