CAOP Informa
08/08/2019
COMBATE À VIOLÊNCIA - Liga do Boqueirão apresenta Plano Regional de Enfrentamento
Liga Boqueirão
Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
A Liga de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através do Sistema de Justiça, da Rede de Proteção e da Comunidade do Boqueirão, apresenta a versão final do Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes para divulgação e apropriação dos trabalhos já desenvolvidos, buscando assim a qualificação de todos no embate contra esta violência.
Projeto do MPPR
Projeto do MPPR combate violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em 2018, 599 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes (o número inclui situações confirmadas e suspeitas) foram registrados nas dez regionais de Curitiba pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Com 76 registros, a Regional do Boqueirão figura entre as que mantém o número mais elevado de casos na capital. A partir desse cenário, o Ministério Público do Paraná lança nesta terça-feira, 14 de maio, a Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, um projeto-piloto da instituição que objetiva oferecer suporte completo às vítimas de crimes sexuais e suas famílias. O trabalho é realizado por meio da Promotoria do Boqueirão, que atende os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão - um universo de quase 200 mil pessoas.
O projeto teve sua formulação iniciada em 2017, com o propósito de tratar tais situações considerando a premissa da vítima como sujeito de direito, como preconiza a legislação que organiza o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Lei nº 13.431/2017). "Nossa intenção é fazer com que essas crianças e adolescentes recebam um tratamento diferenciado desde a constatação da violência, para que consigam ressignificar e superar a situação e seguir com suas vidas", diz o promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro, responsável pelo trabalho, que nesta terça-feira será oficialmente apresentado ao Município. "A partir do lançamento oficial da ação, a proposta é que a prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, adote a Liga como política pública de proteção à infância e juventude", afirma o promotor.
Liga do Boqueirão
A Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes teve sua formulação iniciada em 2017, com o propósito de tratar tais situações considerando a premissa da vítima como sujeito de direito, como preconiza a legislação que organiza o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Lei 13.431/2017). "Nossa intenção é fazer com que essas crianças e adolescentes recebam um tratamento diferenciado desde a constatação da violência, para que consigam ressignificar e superar a situação e seguir com suas vidas", diz o promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro, responsável pelo trabalho.
Inspirada no universo dos super-heróis, a Liga terá 16 ações integradas (algumas já em andamento) organizadas a partir de quatro eixos de atuação: Participação, Protagonismo, Comunicação e Mobilização; Prevenção; Atenção e Pesquisa e Responsabilização. O trabalho será conduzido em diferentes frentes, incluindo a interlocução direta com as vítimas (da escuta qualificada ao atendimento médico e psicológico especializada), o suporte às famílias (com atuação de profissionais de serviço social), a realização de ações nas comunidades (palestras educativas nas escolas da região) e até a responsabilização dos agressores (com a persecução penal). "Trata-se de uma ação multidisciplinar, que envolve de forma igualitária o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, os Conselhos Tutelares, os próprios moradores da região, estudantes, professores, pais de alunos e o Município, com profissionais do Serviço Social, Psicologia, Medicina e Educação, bem como a comunidade. É um projeto em que todos trabalham juntos, tendo como foco principal a vítima", diz o promotor.
Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Liga do Boqueirão |
Construção da Identidade da Liga
Versão preliminar que aproveitou a obra doada pelo designer inglês, Andy Fairhurst
Versão final aprovada pelo coletivo, atualmente denominado LIGA Boqueirão
Material publicitário que combina logomarca
com a obra do designer inglês Andy Fairhurst
[Fonte: Liga Boqueirão - Plano Regional de Enfrentamento à Violência]
Matérias relacionadas: (links internos)
» Atendimento às Vítimas
» Combate à Violência
» Depoimento Especial
» Entrevista Investigativa
» Publicações: Planos de Combate à Violência
Notícias relacionadas: (Portal MPPR)
» Hotsite Copa do Mundo - Crianças e adolescentes - Maus-tratos e negligência
» (14/05/2019) Institucional - MPPR lança ação para coibir violência sexual contra crianças e adolescentes
» (14/05/2019) MP no Rádio - Entrevista trata de violência sexual contra crianças e adolescentes
» (13/05/2019) Institucional - Projeto do MPPR combate violência sexual contra crianças e adolescentes
» (15/03/2018) Cidadania - Nas audiências públicas, o cidadão é ouvido pelo Ministério Público
Download: (arquivos PDF)
» Plano Regional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Liga do Boqueirão
Referências: (links externos)
» Liga do Boqueirão protege e atende crianças vítimas de violência sexual
» Liga do Boqueirão - Facebook
-
Compartilhe: