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08/05/2020

COVID-19 - Todos Pela Educação lança nota técnica sobre o retorno às aulas frente à pandemia

Educação na Pandemia: o retorno às aulas presenciais frente à Covid-19. Nota técnica do Todos Pela Educação reúne principais aprendizados de países e regiões que passaram por suspensão prolongada de aulas a partir das pesquisas mais recentes.

Embora medidas emergenciais como a suspensão das aulas sejam importantes no combate à disseminação do novo coronavírus, pesquisas mostram que haverá múltiplos impactos nos alunos e nos educadores, exigindo um esforço do poder público de um planejamento de volta às aulas gradual e articulado entre diferentes setores, como Educação, Saúde e Assistência Social. Até porque, evidências mostram que a Educação Pública é um pilar fundamental para a reconstrução de um país após crises profundas. Essas são as mensagens da nota técnica do Todos Pela Educação "O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19: contribuições para o debate público", lançada hoje (07/05).

O documento será tema de dois encontros virtuais que o Todos Pela Educação promoverá hoje (07/05), e segunda (11/05), ambos a partir das 17h00. Os webinários "O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público" reunirão 11 especialistas (veja lista) e três professores para destacar as medidas cruciais a serem planejadas para a retomada das aulas.
Saiba como participar desse debate.

Veja a nota técnica completa.

Em complemento à nota técnica anterior sobre os desafios do ensino remoto, a análise atual organiza os principais aprendizados advindos de pesquisas sobre países e regiões que já passaram por situações de suspensão prolongada das aulas - em função, por exemplo, de epidemias, guerras e desastres naturais -, que podem ajudar na superação dos desafios que serão enfrentados pela gestão educacional brasileira nos próximos meses. O objetivo é qualificar o debate e o poder público e apontar questões relevantes a serem consideradas na futura reabertura das escolas (sem, contudo, esgotar as discussões, uma vez que o debate é complexo e está em constante mudança).

O documento destaca três mensagens principais e aprofunda os desafios, as recomendações e as oportunidades associadas ao período de volta às aulas.

  1. As escolas irão se deparar com desafios que só podem ser enfrentados com apoio de outras áreas.
     
    Alguns desafios já existentes antes da pandemia serão intensificados. Nas experiências de outros países que passaram por crises similares se destacam maior risco de abandono e evasão escolar, além de impactos emocionais de curto e longo prazos (como o aumento da ansiedade e falta de concentração). Para responder esses desafios as redes precisarão, necessariamente, envolver outros setores, especialmente, a Saúde (por exemplo, com atendimento psicológico para estudantes e professores) e da Assistência Social (em ações de prevenção e busca ativa a estudantes que apresentam risco de abandono, entre outras).
  2. Não será uma "retomada de onde paramos". O plano de ações deve contemplar diversas frentes e demandará intensa articulação e contextualização local.
     
    O contexto da pandemia criou um cenário emergencial e completamente novo, que deixará marcas a médio e longo prazos e exigirá cuidados inéditos, como o retorno gradual das aulas, levando em conta as orientações para a saúde e o bem-estar social. Além da redefinição do calendário escolar, o plano de retomada deve observar três questões essenciais: (1) retorno gradual, atento à saúde emocional e física da comunidade escolar; (2) avaliação diagnóstica imediata para identificar os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes no retorno às aulas e programas de recuperação da aprendizagem; (3) uma comunicação mais frequente com famílias.
     
    Dado cenário inédito e necessidade de respostas atípicas, será fundamental a ampla cooperação com órgãos que atuam direta ou indiretamente na Educação Básica, como os conselhos nacional, estaduais e municipais de Educação e os Tribunais de Contas.
     
    Além disso, a efetividade dos esforços dependerá de quem está na escola; assim, além de protocolos claros e de sólida estrutura de apoio, as secretarias têm que conquistar o engajamento de professores e gestores escolares e lhes conferir importante grau de autonomia na tomada de decisões.
  3. As respostas ao momento atual podem dar impulso a mudanças positivas e duradouras nos sistemas educacionais.
     
    Apesar do ineditismo e das incertezas existentes no cenário da pandemia, as experiências de países que passaram por situações de crise e suspensão prolongada das aulas indicam que é possível "retornar com um sistema melhor e mais forte" de ensino, aprendendo com as necessidades e respostas que já estão sendo (ou serão) aplicadas em caráter emergencial.
     
    Nesse sentido, há quatro aspectos que podem ser tornar legados para a Educação no médio e longo prazos: (1) articulação intersetorial como esforço permanente; (2) recuperação da aprendizagem como política contínua; (3) fortalecimento da relação família-escola; e (4) a tecnologia como aliada constante.

Leia o texto na íntegra.

[Fonte: Todos Pela Educação - 07/05/2020 - texto adaptado]

 

Apresentações - Todos Pela Educação

 

- Download PDF -

O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19
(Nota Técnica - Todos Pela Educação - Versão para debate e em contínua construção)
Contribuições do Todos Pela Educação para qualificar o debate público e apoiar os gestores frente ao futuro processo de reabertura das escolas
Informações adicionais:   Coronavírus (COVID-19)     Lançamento da Nota Técnica     Todos Pela Educação
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 3,33MB - 33 págs - Maio, 2020)

- Download PDF -

Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19
(Nota Técnica - Todos Pela Educação - Versão para debate e em contínua construção)
Análise e visão do Todos Pela Educação sobre a adoção de estratégias de ensino remoto frente ao cenário de suspensão provisória das aulas presenciais
Informações adicionais:   Coronavírus (COVID-19)     Lançamento da Nota Técnica     Todos Pela Educação
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 4,16MB - 19 págs - Abril, 2020)

 

Vídeo

Webinário: "O Desafio da Volta às Aulas: Contribuições para o Debate Público"

Debate sobre os desafios e caminhos para a volta às aulas presenciais diante do cenário da pandemia de coronavírus no Brasil. Contribuindo com a discussão, o Todos lança a nota técnica "O retorno às aulas presenciais após a crise da Covid-19: contribuições para o debate".

[Fonte: Canal do YouTube do Todos Pela Educação - 07/05/2020]

 

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»   Nota Técnica - Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19
»   Nota Técnica - O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19

Referências:   (links externos)
»   Todos Pela Educação

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