• Cabeçalho Criança e adolescente

CAOP Informa

12/05/2020

COVID-19 - Nova cartilha Fiocruz de saúde mental aborda crianças na pandemia

"A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem trazido mudanças na vida cotidiana das crianças. Há indícios de que a taxa de mortalidade nessa faixa etária é relativamente menor em comparação a outros grupos, como adultos e idosos. No entanto, é preciso afirmar que todas as crianças estão suscetíveis às repercussões psicossociais da pandemia. A desigualdade social também determina diferentes níveis e condições de vulnerabilidade sobre a experiência da infância, de modo que os profissionais da saúde devem estar atentos às demandas de atenção e cuidado que se produzem nessa situação". Essa é a reflexão proposta pela nova cartilha da série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19, elaborada por pesquisadores colaboradores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), sob coordenação de Débora Noal e Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília.

O objetivo da cartilha é apresentar aspectos referentes à saúde mental e à atenção psicossocial de crianças no contexto da pandemia, destacando fatores relacionados à sobrecarga de trabalho e de demandas no âmbito familiar e à fragilização do funcionamento das redes de apoio. "Dentre as reações emocionais e alterações comportamentais frequentemente apresentadas pelas crianças durante a pandemia, destacam-se: dificuldades de concentração, irritabilidade, medo, inquietação, tédio, sensação de solidão, alterações no padrão de sono e alimentação", afirmam os autores. São reações esperadas diante das dificuldades do cenário atual, porém lidar com as alterações emocionais e comportamentais das crianças não é fácil para pais e cuidadores, que também estão vivenciando níveis mais elevados de estresse e ansiedade neste período.

Interação familiar, rotina e fatores de risco para violência são alguns dos assuntos discutidos na cartilha, que aborda também os casos de crianças refugiadas ou migrantes e crianças com deficiência. Os autores incentivam que pais e cuidadores dialoguem com as crianças sobre a situação atual. "Não é preciso ter medo de conversar sobre o que está acontecendo com as crianças. Elas já ouviram falar sobre o vírus e é possível explicar de uma forma compreensível e honesta sobre a doença, orientar com relação às medidas de cuidado e prevenção, esclarecer dúvidas e permitir que se expressem a respeito", recomendam.

A cartilha traz, ainda, orientações para momentos futuros. "Antecipando as preocupações e cuidados advindos do término da quarentena, é recomendado considerar que a possibilidade de transmissão do vírus não cessará, apenas se reduzirá o impacto quantitativo da onda de transmissão, o que faz necessário que a retomada da rotina, do trabalho e dos serviços de atenção à saúde seja planejada", dizem os autores. "É importante que se possa acolher e trabalhar o assunto da pandemia, do que foi vivido no distanciamento social, dos efeitos que persistem de tristeza, medo da morte ou outras preocupações. Igualmente, é essencial que experiências de resiliência, solidariedade e compaixão também sejam compartilhadas", acrescentam.

Veja o especial sobre Covid-19 no Portal Fiocruz.

Veja o especial sobre saúde mental em tempos de Coronavírus, na página Fiocruz Brasília.

 

[Fonte: Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz - Notícias - 08/05/2020]

 

- Download PDF -

Saúde Mental
Estratégias para se proteger em período de isolamento e pandemia
Realização: SUBADM / DGP / DIASSO / MPPR
Informações adicionais:   Coronavírus - Prevenção no MPPR     Manuais MPPR     Publicações de apoio MPPR
 
Download:         [ opção 1 ]             (acesso restrito - Intranet MPPR)
(formato PDF - tamanho 1,73MB - 14 págs - 12 MAI 2020)

- Download PDF -

Crianças na Pandemia COVID-19
(Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 - Fiocruz)
Destacam-se, em particular, estressores relacionados à intensificação das interações familiares articulados à fragilização do funcionamento das redes de apoio.
Informações adicionais:   Orientações SBP Psicologia     Série Fiocruz
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,22MB - 20 págs - Fiocruz, 2020)

- Download PDF -

Orientações para pais de crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais no contexto da pandemia COVID-19
SEPIA - Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (IPq - HC - FMUSP)
Instituto e Departamento de Psiquiatria - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Crianças e adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais podem enfrentar ainda mais dificuldades para lidar com o estresse gerado pela pandemia e para permanecer em casa durante o distanciamento social.
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 0,28MB - 26 págs - 23 ABR 2020)

- Download PDF -

Promoção de Saúde Mental em tempos de COVID-19: Apoio aos Pediatras
Nota de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
(Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP)
Informações adicionais:   Alertas da SBP Pediatria     Lançamento da Nota de Alerta     Publicações SBP Pediatria
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 0,95MB - 18 págs - 29 ABR 2020)

 

Notícias relacionadas

Notícias selecionadas no site da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:

  • Covid-19, conflito em casa, desemprego: como a terapia online pode ajudar
    Desde o início da pandemia de covid-19, o medo só não existe na cabeça de quem nega os fatos ou vive fora da realidade.
    Dorli Kamkhagi, psicóloga do IPq, falou à colunista do UOL, Cristiane Segatto, sobre iniciativa de oferecer terapia online gratuita a pessoas a partir de 50 anos.

    (IPq / HC / FMUSP - 06 de maio de 2020)
  • Dicas sobre saúde mental em tempos de Covid-19
    Graça Oliveira, psicóloga do IPq, em matéria do Agora – Folha, com dicas sobre saúde mental em tempos de Covid-19.
    Segundo a psicóloga, situações difíceis e repentinas, como um desastre, mudam o cotidiano. Assim, é possível que a pessoa tenha sintomas de ansiedade e depressão, que afetam tanto o corpo físico (como náusea, tremores, dores de cabeça e tontura) quanto a parte cognitiva (como dificuldade de concentração, falta de atenção e descuido pessoal).

    (IPq / HC / FMUSP - 29 de março de 2020)
  • Em meio à Pandemia impacto à Saúde Mental pode ser ainda maior do que o Coronavírus
    Confira a matéria do Jornal O Estado de S. Paulo, com comentários e dicas do Dr. Rodrigo Leite, psiquiatra do IPq.
    O sinal de alerta está aceso entre psicólogos, psiquiatras e grupos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A preocupação é que a saúde mental seja deixada de lado agora e se torne um problema ainda maior mais para frente.

    (IPq / HC / FMUSP - 13 de abril de 2020)
  • Não faça do Coronavírus o tema mais importante do seu dia
    Prof. Wagner Gattaz, presidente do Conselho Diretor do IPq, em matéria educativa sobre saúde mental em tempos de Covid-19 no Jornal O Globo.
    Manter a sanidade mental em meio a uma pandemia e quarentena é um desafio para a população, mas exige atenção redobrada para quem já tem transtornos psiquiátricos. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria da USP, Wagner Gattaz explica como diferenciar o medo natural do patológico e alerta para riscos em quem já sofre com transtornos mentais.

    (IPq / HC / FMUSP - 31 de março de 2020)
  • O Valor de um Abraço
    A Ciência explica por que o contato físico faz tanta falta.
    Profa. Helena Brentani, responsável pelo Programa do Espectro Autista do IPq/HCFMUSP em matéria no Jornal O Estado de S. Paulo, fala sobre o valor de uma abraço.

    (IPq / HC / FMUSP - 06 de maio de 2020)
  • Orientações para pais de crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais no contexto da pandemia COVID-19
    Crianças e adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais podem enfrentar ainda mais dificuldades para lidar com o estresse gerado pela pandemia e para permanecer em casa durante o distanciamento social.
    Pensando nisso, o Serviço e Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto e Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo elaborou orientações para pais de crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais no contexto da pandemia COVID-19.

    (IPq / HC / FMUSP - 05 de maio de 2020)
  • Sobrecarga e riscos pioram saúde mental de médicos e enfermeiros a pandemia
    Profª. Carmita Helena Abdo, em matéria no Folha de S. Paulo. "Esses desafios impostos pela Covid-19 vêm a se somar a outros quadros emocionais que já acompanham os profissionais de saúde".
    O suicídio de uma médica de Nova York que atendia pacientes com Covid-19 chamou atenção para um problema ainda pouco debatido no Brasil: a piora da saúde mental dos profissionais da saúde em meio a pandemia.

    (IPq / HC / FMUSP - 07 de maio de 2020)
  • Mais notícias:   Saúde Mental na Pandemia (COVID-19) ...

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Coronavírus   (COVID-19)
»   Notícias:   Saúde Mental na pandemia (COVID-19)
»   Publicações:   COVID-19 - Orientações SBP Psicologia para o enfrentamento à COVID-19
»   Publicações:   COVID-19 - COVID-19 - Notas de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria
»   Publicações:   COVID-19 - Saúde Mental na COVID-19 (Fiocruz)
»   Publicações:   COVID-19 - Saúde Mental na pandemia (COVID-19)
»   Publicações:   Livros, Manuais & Cartilhas
»   Publicações:   Saúde - Saúde Mental - Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Referências:   (links externos)
»   Covid-19 - Novo Coronavírus (Portal Fiocruz)
»   Especial Coronavírus (COVID-19) - Fiocruz Brasília
»   Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz (portal)
»   SBP - Sociedade Brasileira de Psicologia

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem