• Cabeçalho Criança e adolescente

CAOP Informa

07/12/2020

ACOLHIMENTO - A perspectiva nacional de jovens egressos

[e-Book]   Minha Vida Fora Dali

Adolescente perdido e sozinho

Imagem extraída da capa do
”Minha Vida Fora Dali“

O Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC) lançou o resultado da pesquisa sobre a perspectiva de jovens egressos dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, como contribuição à avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

As falas dos jovens são impactantes e, apesar das limitações postas neste ano em específico, representa o cumprimento de um compromisso assumido pelo Movimento na construção do processo de avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, que é de escutar os jovens.

Os organizadores consideram o relatório final uma leitura obrigatória para todos que trabalham na garantia do direito da criança e adolescente. E, por ser gratuito, esperam uma ampla divulgação nos territórios.

Missão da MNPCFC

“Fortalecer as incidências técnica e política das organizações da sociedade civil brasileiras, no campo de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, com foco na Convivência Familiar e Comunitária.”

Marco Legal da Primeira Infância

O Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária participou da quarta Live do Curso Marco Legal da Primeira Infância para Tod@s, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e desenvolvido pela D&J - Tecnologia Educacional, e recomenda:

•   Live 1 - 28 OUT 2020

•   Live 2 - 05 NOV 2020

•   Live 3 - 24 NOV 2020

•   Live 4 - 02 DEZ 2020

Equipe do CAOPCAE/MPPR

 

Apresentação do “Minha Vida Fora Dali”

No começo do ano de 2018 o Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), em parceria com a instituição Aldeias Infantis SOS Brasil, lançou o plano de incidência "Convivência Familiar e Comunitária: Prioridade Nacional". Considerando a missão do Movimento e a aprovação de Resolução da Assembleia Geral sobre o direito da criança da ONU (Sessão 73 de 17 de dezembro de 2018) , enxergou-se a necessidade de avaliar e atualizar o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) - Resolução CONANDA e CNAS nº 1/2006. Em julho de 2019, a partir da participação da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) no Encontro Nacional do Movimento, identificou-se a convergência de intencionalidades do Movimento e das Secretarias Nacionais (Secretaria Nacional de Assistência Social e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). À época, as Secretarias Nacionais haviam iniciado o planejamento de ações para a avaliação do PNCFC e firmado parceria com o IPEA para a realização de um estudo com o objetivo de analisar a trajetória dos serviços de acolhimento. Em uma reunião da Secretária Nacional de Assistência Social, Mariana de Sousa Machado Neris, a então Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Andrade, e o Secretário Nacional do MNPCFC, Patrick Reason, acordaram a parceria das Secretarias Nacionais com o Movimento Nacional para a realização de ações com o objetivo de avaliar o Plano Nacional.

No processo de avaliação, formou-se uma compreensão unânime quanto à necessidade de escutar jovens egressos de serviços de acolhimento para coletar suas impressões e compreender suas vivências, de modo a subsidiar também a avaliação do PNCFC e sua posterior atualização. Com o replanejamento do processo de avaliação do PNCFC no contexto da pandemia, o MNPCFC responsabilizou-se pela realização do estudo, articulando, para isso, a parceria com a pesquisadora Dra Luciana Cassarino-Perez, especialista no tema, com o apoio do Instituto Fazendo História e o acompanhamento da equipe da SNAS/MC. Registramos nosso especial agradecimento à pesquisadora Luciana Cassarino-Perez, que se dedicou de forma voluntária e com absoluto profissionalismo à produção desta pesquisa e relatório. Este é, sem dúvida, um passo muito significativo em prol da visibilidade destes jovens no nível local, nacional e internacional e da urgência em se avançar na formulação de políticas específicas para os egressos de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil.

Com a expectativa de que possamos contribuir para impulsionar políticas mais consistentes a estes jovens, temos a honra de apresentar o estudo.

Fraternalmente

Curitiba, 04 de novembro 2020

Patrick Reason

 

- Download PDF -

Minha Vida Fora Dali
A perspectiva de jovens egressos dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes como contribuição à avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária
(Coordenação: Luciana Cassarino-Perez, Doutora em Psicologia)
Realização:   MNPCFC - Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária
Informações adicionais:   Acolhimento     Convivência Familiar & Comunitária
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 12,16MB - 22 págs - 26/11/2020)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Acolhimento
»   Convivência Familiar & Comunitária

Download:   (arquivos PDF)
»   Minha Vida Fora Dali   (MNPCFC, 2020)

Referências:   (links externos)
»   D&J - Tecnologia Educacional   (YouTube)
»   MNPCFC - Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem