• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

25/05/2021

25 de Maio – Dia Nacional da Adoção

Nesta terça-feira, 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Dados estatísticos, como os do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça, apontam a existência de 432 crianças disponíveis para adoção no Paraná, enquanto há 2.529 pretendentes (os números são atualizados rotineiramente). Os números mostram que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que essas crianças e adolescentes encontrem um lar. A divergência entre os perfis das crianças e adolescentes disponíveis para adoção e as características buscadas por aqueles que pretendem adotar é um deles. Aqueles que já adotaram, no entanto, comprovam que, mais do que um gesto de amor, a adoção é um ato que transforma tanto a vida das crianças e adolescentes, como a daqueles que recebem um novo ente familiar em seus lares.

Por ocasião da data, o Ministério Público do Paraná destaca a importância do assunto e os esforços que têm sido feitos para assegurar o cumprimento do princípio da prioridade absoluta para a infância.

Promotorias de Justiça – Em todas as comarcas do estado, o MPPR mantém Promotorias de Justiça com atribuição específica para a área da Infância e Adolescência. Em Curitiba, por exemplo, são três promotores de Justiça que possuem equipes completas para atuação na área. Todas as pessoas interessadas em iniciar um processo de adoção ou mesmo ter mais informações sobre o assunto podem entrar em contato com os membros e servidores do Ministério Público.

Acesse os contatos das Promotorias de Justiça em todo o estado.

Redes Sociais – Nas redes sociais do MPPR, foi publicado conteúdo especial que explica quais são os principais requisitos para se iniciar um processo de adoção, informações essenciais aos que têm a intenção de adotar uma criança ou adolescente neste momento ou no futuro. Acesse aqui.

Conteúdos – O tema da adoção já foi tratado em diversos outros conteúdos especiais nos meios de comunicação do MPPR. Confira alguns a seguir.

MP no Rádio

05/01/2021 – Entrega legal e o crime de abandono - Francisco Zanicotti

26/05/2020 – Entrevista trata de mudanças nas adoções em meio à pandemia

Artigo

Em artigo publicado nesta terça-feira (25), o promotor de Justiça Francisco Zanicotti aborda a questão do procedimento denominado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como “habilitação de pretendentes à adoção”, ao qual se submetem todas as pessoas interessadas em adotar uma criança ou adolescente. Confira a íntegra do texto.

Notícias

20/12/2020 – Apesar da pandemia, Curitiba registra recorde em adoções

27/05/2020 – Quarentena provoca mudanças em andamento de processos de adoção

28/05/2020 – Isolamento social afeta cadastramento de novos pretendentes à adoção

25/05/2020 – Mesmo em novo cenário, adoção tardia permanece como grande desafio

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.