• Cabeçalho Criança e adolescente

CAOP Informa

17/05/2022

[LIVE] Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Mobilizar, informar e conscientizar toda sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual é o objetivo da live no dia 18 de maio, às 9h30. 

Promovido pela Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação, o evento que abordará, entre outros, os temas "A escuta especializada e o depoimento especial" e "Falsas alegações de alienação parental e a falácia das falsas memórias de abuso sexual, como estratégia de defesa de agressores", é alusivo ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ''.

A Lei Federal 9.970/00 instituiu o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A data,  em memória à menina Araceli, reforça a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, um crime ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A vítima, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

 

Convidados

Márcio Teixeira dos Santos

Procurador de Justiça. Coordenador do  Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação.

 

Karen Richter Pereira dos Santos Romero

Psicóloga jurídica do Centro de Apoio Técnico à Execução - CAEX/MPPR de Cascavel.

 

Cristina Fukumori Watarai

Psicóloga do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes - Nucria de Londrina. Mestre em Psicologia, especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela USP e em Psicologia Jurídica pelo CFP. Tem experiência na área de Psicologia Forense e Psicologia Clínica. Atualmente tem se dedicado à docência, psicologia clínica e na publicação de livros para o público infantil visando a prevenção da violência.

 

Maria Cristina Antunes

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Psicodramatista pelo Instituto J.L.Moreno de SP e Zerca Moreno Workshops - USA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Prevenção de Aids USP. Coordenou projetos de pesquisas financiados pela USAID - Family Health International, Center for AIDS Prevention Studies - CAPS, University of California - San Francisco e Depto Estadual de DTS/Aids de SP, entre 1994 e 2000. É psicóloga clínica e assistente técnica forense. Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect - ISPCAN e da Comissão editorial da revista Trends in Psychology. Editora de sessão da Revista Psicologia em Estudo (UEM) desde 2020. Membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da OAB Paraná. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UTP.

 

Público: Integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Parceria: Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.

Forma de participação: À distância. A proposta será de forma síncrona (ao vivo).

Certificado: Para o registro da participação será disponibilizado um formulário de declaração de  frequência, no chat da live, durante a sua realização (Após o encerramento da live, não serão aceitos respostas pelo formulário, nem pedidos de declaração de frequência). A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná encaminhará, por e-mail, os certificados.

Anote na agenda

Data: 18 de maio de 2022

Horário: das 9h30 às 11h30

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=A2eRerDeb54

 

 

Fonte: Escola Superior do Ministério Público <https://escolasuperior.mppr.mp.br/2022/05/1371/LIVE-Dia-Nacional-de-Combate-ao-Abuso-e-a-Exploracao-Sexual-de-Criancas-e-Adolescentes-.html>
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem