• Cabeçalho Criança e adolescente

Criança e Adolescente

09/06/2022

A partir de ação colaborativa com a participação do Ministério Público, Município de Siqueira Campos institui programa de apadrinhamento

Expresso MP

     

     

A partir de uma ação colaborativa com participação do Ministério Público do Paraná, do Poder Judiciário, da Rede de Proteção e do Município, foi instituído em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do estado, o foi instituído oficialmente nesta terça-feira, 7 de junho, o programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

O apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes com poucas chances de adoção que vivem em abrigos proporciona a convivência em família e o incentivo aos estudos e ao trabalho. Uma das intenções do apadrinhamento afetivo é que o apadrinhado possa conhecer como funciona a vida em família, vivenciando situações cotidianas. Os padrinhos também passam a acompanhar a vida escolar dos afilhados. Proporciona-se assim a eles a criação de vínculos externos à instituição que o abriga, para fins de convivência familiar e comunitária e também para contribuir com seu desenvolvimento social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

Podem ser padrinhos ou madrinhas as pessoas maiores de 18 anos não inscritas nos cadastros de adoção, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa. Também podem ser padrinhos pessoas jurídicas que possam colaborar para o desenvolvimento do afilhado.

Há diferentes modalidades de apadrinhamento previstas no programa: os apadrinhamentos empresarial/profissional, financeiro, afetivo e cultural.

Empresas, instituições e pessoas interessadas em participar do apadrinhamento devem entrar em contato com a Equipe Regional de Atendimento Multidisciplinar que gerencia o programa, pelo telefone (43) 3572-8258, pelos e-mails rose.barbosa@tjpr.jus.br e valquiria.siqueira@tjpr.jus.br ou ainda pessoalmente, no endereço da 14ª Eram: Praça Padre João Muller, 226 – Centro, em Joaquim Távora-PR.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4249

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem