• Cabeçalho Criança e adolescente

Publicações: Que exploração é essa? - Caderno de textos

O Canal Futura buscou pessoas e instituições que conhecem a dura realidade das violências sexuais contra crianças e adolescentes para a criação de uma nova série: “Que Exploração é essa?”. O programa é uma realização do Canal Futura em parceria com a Childhood Brasil (WCF-Brasil) e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, a série aborda de maneira inédita o dramático problema da exploração sexual infanto-juvenil, que atinge milhões de meninas e meninos no mundo todo.

O projeto é resultado de uma longa trajetória de pesquisa e parcerias realizadas pela mobilização comunitária do Canal. Há dois anos, a equipe do Futura acompanha as agendas da sociedade civil sobre a temática, participando de fóruns, debates e eventos. Depois de levar a questão para muitas pautas do jornalismo, o desafio do Futura era produzir um programa que abordasse a exploração sexual infanto-juvenil a partir de uma abordagem inovadora, capaz de transformar perspectivas, falas, textos e concepções.

  

Vídeos disponíveis no YouTube - “Que exploração é essa?”:

  • Episódio 1:   A denúncia ajuda o próximo
    O caminhoneiro Milton viaja na companhia do filho Diego, que aproveita as férias para conhecer o Brasil ao lado do pai. Ao pararem num restaurante, Diego é abordado por Sheyllon, uma garota de sua idade. A jovem revela sua situação de abandono familiar e conta como se tornou vítima da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton decide ligar no Disque 100 com esperança de poder mudar a vida de Sheyllon.
  • Episódio 2:   Redes hoteleiras
    O caminhoneiro Milton e o filho Diego decidem parar a viagem para descansar. Na recepção de um hotel, Milton encontra outro caminhoneiro, velho conhecido seu, que está prestes a entrar no quarto com uma jovem vítima da exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton conscientiza o amigo e consegue convencê-lo a não fazer o programa. A mudança nos planos leva a garota a ser pressionada por capangas da rede de aliciadores, mas a denúncia feita por Milton à polícia pode mudar seu destino.
  • Episódio 3:   Turismo
    Após entregar a carga, o caminhoneiro Milton passeia com o filho Diego numa praia. Ali, são abordados por um sorveteiro que lhes oferece uma surpresa. Duas garotas são encaminhadas a Milton e Diego. Eles ouvem a história dramática das duas, que contam como entraram numa perigosa rede de exploração. A conversa é interrompida com a chegada de um policial militar e de uma representante do Conselho Tutelar, já desconfiados de que há exploração sexual na área turística. Milton e Diego denunciam o sorveteiro, colaborando para que os aliciadores sejam combatidos.
  • Episódio 4:   Perigo virtual
    O caminhoneiro Milton interrompe a viagem para que seu filho Diego envie para casa as fotos feitas durante a viagem. Numa lan-house da estrada, Diego acessa seu e-mail e se surpreende ao deparar-se com fotos de meninos e meninas em posições sensuais. Milton se espanta: ele não imaginavam que a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorria também via internet. No entanto, os dois descobrem que pela Internet também é possível denunciar esse tipo de situação.
  • Episódio 5:   Quebrando rótulos
    O caminhoneiro Milton para a fim de abastecer, e descobre que a região agora é ponto de exploração sexual de crianças e adolescentes. O frentista o informa que ali, predominantemente, são garotos as principais vítimas dos aliciadores. Paralelo a isso, Diego está afastado conversando com um garoto que revela a situação de exploração em que vive. Milton encontra os dois e é convencido pelo filho a ajudar o garoto. Eles ligam para o Disque 100 e, com a ajuda do frentista, tomam providências para encaminhar o jovem ao Conselho Tutelar.

  

Caderno de textos:

- Download PDF -

Que exploração é essa?
(Caderno de textos)
Material de apoio para utilização com vídeos da campanha (kit)
Produzido em parceria Childhood Brasil (Instituto WCF- Brasil) e Canal Futura
 
(formato PDF - 1,26MB - 47págs - 2010)

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Campanhas & Programas
»  Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
»  Educadores (índice de material)

Referências: (links externos)
»  Canal Futura   (site)
»  Canal CAOPCAE/MPPR no YouTube
»  Canal Childhood no YouTube
»  Canal Futura no YouTube
»  Childhood - Pela Proteção da Infância
»  YouTube

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem