• Cabeçalho Criança e adolescente

Publicações: Turismo - Manuais de Boas Práticas

 

 

- Download PDF -

Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014
Construído pelas principais entidades e lideranças do turismo nacional para apresentar uma avaliação sobre o dinamismo do setor dentro do ambiente econômico nacional e internacional e se antecipar aos principais desafios que a iniciativa pública e a privada terão para preparar o turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014.
[Fonte: MT - Ministério do Turismo]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 3,63MB - 160págs - 2010)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Agências de Viagem
Este Manual de Boas Práticas, produzido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, trata da importância de desenvolver ações éticas e responsáveis para as Agências de Viagem. Desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil e referendado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/MG).
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 0,98MB - 66págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Transporte
Este Manual apresenta sugestões de boas práticas, iniciativas simples, eficientes e de baixo custo que fazem a diferença na promoção do um turismo sustentável e comprometido com o respeito aos direitos da criança e do adolescente. Produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, o material foi desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil.
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 1,01MB - 62págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Bares e Restaurantes
Produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte, tem o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil. O Manual é dirigido para o setor de bares e restaurantes que desempenham um papel estratégico na dinâmica de lazer de uma cidade, funcionando como locais de encontros, baladas e festas, sendo referendado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL MG).
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 0,95MB - 62págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Hospedagem
Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH) referenda este Manual de Boas Práticas para o segmento de meios de hospedagem com o objetivo de aprimorar o controle do acesso de crianças e adolescentes acompanhadas ou desacompanhadas de pais ou responsáveis às unidades habitacionais. O material foi produzido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil.
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 1,00MB - 78págs - 26/03/2013)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Campanha "Que exploração é essa?"
»  Código Mundial de Ética do Turismo - 01/10/1999
»  Hospedagem de Crianças e Adolescentes (Temas Especiais)
»  Leis & Normas Internacionais (índice)
»  TURISMO SEXUAL - Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 (Notícia 08/04/2013)
»  TURISMO SEXUAL - I Ciclo de Palestras Orientativas sobre Hospedagem de Crianças (Notícia 17/12/2012)
»  TURISMO SEXUAL - Manuais de Boas Práticas (Notícia 08/04/2013)

Referências:   (links externos)
»  ABIH-PR - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná
»  AMAS - Associação Municipal de Assistência Social
»  Childhood Brasil
»  OMT - Organização Mundial do Turismo (inglês)
»  Ministério do Turismo
»  SETU/PR - Secretaria Estadual de Turismo do Paraná

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem