• Cabeçalho Criança e adolescente

Publicações: Consumidor Infantil - Instituto Alana - Criança e Consumo Entrevistas

 

O Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana tem como objetivo divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade de produtos e serviços dirigida às crianças, assim entendidas as pessoas de até 12 anos de idade, bem como apontar meios de minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica.

O Projeto é multidisciplinar e atua em diferentes áreas, notadamente, no âmbito Jurídico, de Pesquisa, Educação e de Advocacy, influenciando a formulação e execução de políticas públicas sobre o tema do consumismo e dos malefícios do direcionamento da publicidade e da comunicação mercadológica voltadas ao público infantil; realizando denúncias jurídicas a órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Procons de todos o país, bem como ao Ministério da Justiça e promovendo o conhecimento sobre tais questões.

Realizou assim, entre novembro de 2008 e junho de 2010, uma série de entrevistas com diversos especialistas sobre consumismo infantil. O resultado, organizado por temas, pode ser visto nos sete volumes de "Criança e Consumo Entrevistas".

[Fonte: Criança e Consumo - Sobre o projeto]

 

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 1
Sustentabilidade - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

Sustentabilidade traz depoimentos dos especialistas Fabio Feldmann, Hélio Mattar, José Henrique Penido, Ladislau Dowbor, Mario Mantovani, Rachel Biderman e Washington Novaes. Cada um, a seu modo, afirma que a ação do homem causa danos cada vez mais graves ao meio ambiente. E a questão do consumo é essencial nessa discussão. É sabido que, hoje, se todos nós consumíssemos como a população norte-americana, precisaríamos de pelo menos cinco planetas Terra!
(Entrevistas realizadas entre novembro e dezembro de 2008)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,87MB - 90 págs - Vol 1 - 2009)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 2
Erotização Precoce e Exploração Sexual Infantil - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Segundo livro da série traz depoimentos dos especialistas Albertina Duarte, Ana Olmos, Patrícia Saboya, Paulo Caldas, Rodrigo Nejm e Veet Vivarta sobre a forma como a comunicação mercadológica impacta fortemente na sexualidade de crianças e adolescentes, acarretando sérias mudanças de comportamento e conseqüências em seu desenvolvimento. Perda da auto-estima, mercantilismo sexual, gravidez precoce e violência são alguns dos retornos negativos ocasionados pelo encurtamento da infância.
(Entrevistas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2009)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,55MB - 71 págs - Vol 2 - 2009)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 3
Transtornos Alimentares e Obesidade Infantil - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Terceiro livro da série traz depoimentos dos especialistas Ana Botafogo, José Augusto Taddei, Maria Delgado, Martha Paschoa, Paula Melin e Rosa Célia. Cada um, à sua maneira, afirma que o estímulo excessivo da comunicação mercadológica para o consumo de alimentos não saudáveis, bem como o modo como as pessoas passaram a se relacionar com o próprio corpo frente aos apelos comerciais, têm interferido seriamente na formação dos hábitos alimentares das crianças e adolescentes.
(Entrevistas realizadas entre abril e maio de 2009)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,34MB - 67 págs - Vol 3 - 2009)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 4
Juventude e Bebidas Alcoólicas - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Quarto livro da série traz depoimentos dos especialistas Edgard Rebouças, Fernando Lacerda, Ilana Pinsky, Ronaldo Laranjeira, Ruy Castro, Sueli Queiroz e Zico Góes. Cada um, à sua maneira, afirma que as estratégias de vendas da indústria do álcool têm forte impacto no crescimento do padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes brasileiros.
(Entrevistas realizadas entre maio e julho de 2009)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,90MB - 74 págs - Vol 4 - 2009)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 5
A Importância do Brincar - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Quinto livro da série traz depoimentos dos especialistas Adelso Murta Filho, Adriana Friedmann, Ana Lucia Villela, Lydia Hortélio, Paulo Tatit e Susan Linn. Cada um, à sua maneira, afirma que o ingresso precoce das crianças no mundo adulto, em função dos fortes apelos das mídias, encurta a infância, roubando delas a possibilidade de um desenvolvimento saudável e criativo.
(Entrevistas realizadas entre agosto e setembro de 2009)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,66MB - 71 págs - Vol 5 - 2010)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 6
Violência - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Sexto livro da série traz depoimentos dos especialistas Anna Flora Werneck, Antonio Engelke, Cecilia von Feilitzen, Eduardo Bittar, Paula Miraglia e Pedrinho Guareschi. Com diferentes focos de abordagem, eles chamam a atenção para aspectos da relação entre violência e consumismo que, cada vez mais, vitimiza crianças e adolescentes no país.
(Entrevistas realizadas entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,94MB - 78 págs - Vol 6 - 2010)

- Download PDF -

Criança e Consumo Entrevistas vol. 7
Estresse Familiar - Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana

O Sétimo e último livro da série traz depoimentos dos especialistas Cesar Ibrahin, Corinna Hawkes, Lena Bartman, Luiza Valdetaro, Rosely Sayão e Yves de La Taille, que chamam atenção para os fatores que interferem na relação entre pais e filhos. O impacto das mensagens comerciais nas populações menos favorecidas, a ideia de felicidade atrelada ao consumo de produtos e dificuldade que os pais enfrentam diante dos excessivos apelos consumistas dos filhos são algumas das questões abordadas.
(Entrevistas realizadas entre maio e junho de 2010)

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,61MB - 82 págs - Vol 7 - 2010)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Consumidor Infantil
»   Publicações: ANDI - Infância e Juventude na mídia
»   Publicações: Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana
»   Publicações: Livros, Manuais e Cartilhas

Referências:   (links externos)
»   ANDI Comunicação e Direitos
»   Projeto Criança e Consumo
»   Instituto Alana

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem