• Cabeçalho Criança e adolescente

Publicações: Revista Psique

 

Capa Edição nº 122 - 2016

Edição nº 122 - 2016:   Maternidade Marcada pela Angústia

Matéria de capa: Desenvolvimento cerebral em risco
Brasil vive um surto de microcefalia que, em 90% dos casos, está associada a comprometimento intelectual variável, existindo relação direta entre a gravidade do problema e a extensão dos danos neurológicos.

Reportagem: Experiência emocional traumática
Entre os comportamentos sexuais inadequados, o abuso sexual é, indiscutivelmente, uma circunstância que pode acarretar consequências indeléveis.

Capa Edição nº 121 - 2016

Edição nº 121 - 2016:   Obsessão a dois

Reportagem: Educação para romper mitos sexuais
Muito do que é aprendido em termos de sexualidade se faz informalmente, podendo gerar inúmeros equívocos. Desfazer mitos, além de ser uma responsabilidade social, é dever dos profissionais ligados à área da saúde.

Capa Edição nº 120 - 2016

Edição nº 120 - 2016:   Relações Virtuais

Reportagem: Emoção e aprendizagem
O equilíbrio emocional da criança é primordial para seu desenvolvimento saudável. Uma ruptura familiar exige reflexões paternas ponderadas acerca do bem-estar mental dos filhos.

Capa Edição nº 119 - 2015

Edição nº 119 - 2015:   Neuropsicologia e Inclusão

Matéria da capa: Inclusão no ensino superior... é possível?
Pessoas com deficiência cognitiva ainda têm dificuldades em encontrar estratégias desenvolvidas em universidades que possam viabilizar a verdadeira inclusão, principalmente no sentido de absorver conteúdos acadêmicos.

Reportagem: Benefícios cognitivos do esporte
As vantagens das atividades físicas vão muito além de queimar calorias: na infância, ajudam a de senvolver as funções executivas, cruciais para o sucesso do aprendizado.

Entrevista: Traços psicopáticos de jovens infratores
O psicólogo Daniel Rijo desenvolveu um projeto baseado na Terapia Focada na Compaixão, com o objetivo de regular as dificuldades emocionais dos chamados delinquentes juvenis do sistema prisional de Portugal.

Capa Edição nº 118 - 2015

Edição nº 118 - 2015:   O Mundo Precoce da Rede

Matéria da capa: Desafios digitais
Infindável mundo de possibilidades, também para as crianças, a internet faz parte cada vez mais cedo da vida delas. No entanto, é preciso cuidado para educar os filhos na era dos tablets e smartphones.

Reportagem: As neurociências mudam a educação?
Para direcionarem de forma mais eficaz a aprendizagem infantil, os educadores de vem conhecer a diferença entre os de nominados "períodos críticos" e "períodos sensíveis" do desenvolvimento cerebral.

Reportagem: Jovens precisam dormir mais
Atenta à saúde dos estudantes, a Associação Americana de Pediatria passou a recomendar que escolas iniciem somente após as 8h30, como possível prevenção ao risco de depressão na adolescência.

Capa Edição nº 117 - 2015

Edição nº 117 - 2015:   Quando o perigo mora ao lado

Reportagem: Cyberbullying: um mal silencioso
O suicídio pode ser uma grave consequência do bullying na versão virtual, igualmente doloroso. Essa questão alcançou status de problema de saúde pública mundial.

Entrevista: Nas derrotas achamos soluções para as vitórias
Rodrigo Falcão analisa o papel da Psicologia Esportiva, alerta para o excesso de exercícios e para a pressão que os jovens atletas sofrem para conquistar resultados, além de garantir que é mais fácil lidar com o sucesso do que com o fracasso.

Capa Edição nº 116 - 2015

Edição nº 116 - 2015:   Pai Ausente

Matéria da capa: Paternidade: um conceito em reconstrução
A definição do real papel do pai e da mãe no contexto familiar vem sofrendo, ao longo dos anos, significativas transformações que trazem como consequência novas configurações, mas a figura paterna ainda é fundamental.

Reportagem: Em casa também se aprende
Hoje é frequente as famílias matricularem seus filhos bem cedo na escola e por isso o desempenho infantil nas diferentes áreas do desenvolvimento começa a ser observado com mais cuidado.

Capa Edição nº 115 - 2015

Edição nº 115 - 2015:   O Bom de ser Curioso

Matéria da capa: Aprender a partir da curiosidade
Sentimento comum entre muitas espécies de animais, especialmente seres vivos que buscam a exploração, a curiosidade é uma capacidade natural que move o indivíduo pela vontade de conhecer o que ainda não se sabe.

Reportagem: Música que não sai da cabeça
O desenvolvimento de habilidades musicais na infância promove ganhos que fazem da música uma aliada no tratamento de distúrbios comuns entre crianças.

Reportagem: Transtornos parafílicos
Trata-se de uma parafilia que causa sofrimento e prejuízo ao indivíduo e geralmente se inicia na adolescência, dando certa satisfação quando há danos ou risco para o outro.

Entrevista: A incidência de TOC na síndrome de Down
Geneticista e pediatra, Zan Mustacchi é especialista nessa alteração cromossômica, defende o máximo de autonomia possível para os Downs e desfaz, entre outros mitos, o conceito equivocado de que aquele que possui a síndrome não consegue aprender.

Capa Edição nº 114 - 2015

Edição nº 114 - 2015:   Transtorno Alimentar

Matéria da capa: Um desafio à mesa
Anorexia e bulimia são algumas das principais patologias causadas pelos chamados transtornos alimentares, que exigem tratamentos multidisciplinares, reunindo abordagens de Medicina, Psicologia e Psicanálise.

Reportagem: Redução da maioridade penal
Proposta polêmica que está em discussão, segundo dados, não se mostra eficiente em relação à diminuição dos índices de criminalidade juvenil.

Capa Edição nº 112 - 2015

Edição nº 112 - 2015:   A intensidade emocional do mito

Reportagem: Pais desesperados
A presença dos filhos nas chamadas baladas preocupa os responsáveis, que, muitas vezes, não sabem como agir. No entanto, há maneiras de controlar a situação.

Reportagem: Uma relação polêmica
Jogos eletrônicos e sua influência nos comportamentos violentos de seus usuários são temas de amplas discussões, suscitando questões do tipo: como os praticantes elaboram psicologicamente os conteúdos disseminados pelo brinquedo?.

Capa Edição nº 111 - 2015

Edição nº 111 - 2015:   Insatisfação Masculina

Reportagem: Ahora da independência
Um dos momentos mais difíceis na criação dos filhos é quando crescem e passam a reivindicar o direito de frequentar festas e baladas noturnas sem a presença dos pais. A fase é importante, mas requer cautela.

Capa Edição nº 110 - 2015

Edição nº 110 - 2015:   Responsabilidade Compartilhada

Matéria da capa: Filhos Em primeiro lugar
A opção pela guarda compartilhada tem o objetivo de proteger as crianças e fazer com que elas tenham o acompanhamento dos pais durante o processo de crescimento, mesmo após a separação do casal.

Reportagem: Perdas e ganhos
A possibilidade de optar e a probabilidade de perder, são um dos aprendizados cruciais e mais difíceis na vida. Os pais devem oferecer aos filhos suporte e acolhimento afetivo, mas lembrar que tal processo é uma forma de aprendizado básico e individualizado.

Capa Edição 109 - 2015

Revista Psique - Edição 109 - 2015:   Corrupção no DIvã

Entrevista: O perigo mora em casa
Maria Amélia Azevedo, pedagoga, advogada, educadora e psicóloga, dedica sua vida profissional e acadêmica a estudar o fenômeno da violência doméstica contra mulheres e crianças.

Capa Edição nº 108 - 2014

Edição nº 108 - 2014:   Crianças fora de controle

Matéria da capa: Comportamentos agressivos na primeira infância
As crianças chegam ao consultório muitas vezes com "ares" de donos das famílias e seus pais ficam amedrontados por não saberem mais o que fazer. E surge, então, a pergunta: isso é normal?

Capa Edição nº 107 - 2014

Edição nº 107 - 2014:   Por que é tão difícil mudar?

Entrevista: Nada é mais sutentável que o aprendizado
Escritor recordista e palestrante reconhecido, o psiquiatra Içami Tiba se dedica a estudar e colocar em prática as melhores estratégias para orientar pais e educadores, no sentido de auxiliar a criação e a formação das crianças, adolescentes e jovens.

Capa Edição nº 106 - 2014

Edição nº 106 - 2014:   Opoder dos video games

Matéria da capa: Videogames mudam o seu cérebro
Os games estão deixando de ser brincadeira de criança e de adultos desocupados e começam a ser observados em CloudLabs (laboratórios nas nuvens), nos quais ocorre um experimento global em Neurobiologia do Aprendizado.

Capa Edição nº 105 - 2014

Edição nº 105 - 2014:   Conexão Psíquica Comp@rtilhada

Matéria de capa: Tecnologia e subjetividade
A vida e as relações virtuais interferem e influenciam o comportamento de jovens e adultos na contemporaneidade. Por que, como e para que estamos compartilhando informação on-line?

Capa Edição nº 104 - 2014

Edição nº 104 - 2014:   Consciência política

Reportagem: Educação literária começa no berço
Junto com os livros infantis, recursos como o diálogo, canções e rimas vão construindo no cérebro da criança uma trilha consistente, que, no futuro, vai facilitar a passagem do universo das letras.

Capa Edição nº 103 - 2014

Edição nº 103 - 2014:   Nada de Palmada

Matéria de capa: Sem palmada!
Estabelecer limites é uma forma de amar, de cuidar e proteger. A questão discutida aqui é a forma como esses limites são estabelecidos e, para isso, é preciso rever valores.

Reportagem: O risco dos estimulantes na infância
Crianças distraídas demais estão prestes a se enquadrar em um novo distúrbio, que já está no alvo de laboratórios. Isso pode aumentar o uso já exagerado - e perigoso - de estimulantes na infância.

Capa Edição nº 102 - 2014

Edição nº 102 - 2014:   O Fenômeno da Cibercondria

Reportagem: Formando e transformando vidas
Educadores e pais devem compreender que, conforme os estudos da neurociência apontam, as competências emocionais e a competência relacional contribuem para o processo de aprendizagem e ajudam na missão de ensinar.

Reportagem: Sala de aula
Professores não identificam todas as diferenças entre alunos.

Capa Edição nº 101 - 2014

Edição nº 101 - 2014:   Luta Antimanicomial

Reportagem: Críticas e Elogios
Comportamento dos pais serve de espelho para os filhos e inserem, de forma positiva, as novas gerações na sociedade, oferecendo ferramentas para que a criança monte um repertório de conceitos e atitudes importante em sua formação.

Capa Edição nº 100 - 2014

Edição nº 100 - 2014:   Anônimos S.A.

Reportagem: Fobia Escolar
O problema é estudado há mais de 100 anos e tem sido observado mais frequentemente na infância. Mas, hoje, usa-se a expressão também para designar o mal-estar de professores ao enfrentar a indisciplina dos alunos.

Capa Edição nº 099 - 2014

Edição nº 099 - 2014:   Apenas crianças

Matéria da capa: Infância em várias fases
O lugar da criança na sociedade teve momentos distintos ao longo dos anos. Hoje, é preciso avaliar o comportamento infantil desde a superproteção ao transtorno desafiador opositivo.

Capa Edição nº 098 - 2014

Edição nº 098 - 2014:   Psicologia 2.0

Matéria da capa: Psicanálise para além do divã
Poderia ser "a tela de computador" o próximo instrumento, que, devidamente teorizado, viabilizaria a análise aos mais distantes rincões, além de proteger a todos da insegurança das ruas e, assim, melhorar a qualidade de vida de todos, potencializando a melhor utilização do tempo e a maior produtividade?

Capa Edição nº 097 - 2014

Edição nº 097 - 2014:   Fé cega

Reportagem: Diálogo sobre a vida
O livro Quem Mexeu no Meu Queijo aborda como se deve decidir, diante de uma mudança importante, sem levar com conta questões externas e subjetivas que nos envolvem.

Capa Edição nº 096 - 2013

Edição nº 096 - 2013:   Uma questão de saúde pública

Reportagem: Gambiarra necessária
Champinha, autor de crime bárbaro há dez anos, quando era menor de idade, em vez de estar preso pela lei penal, está pela lei civil, graças a um artifício legal.

Capa Edição nº 095 - 2013

Edição nº 095 - 2013:   O rítmo da psicologia

Reportagem: O olhar que desperta
A importância de aprender a usar a imaginação, que preenche de cores o pensamento, está representada no conto O Cego Estrelinho, do escritor Mia Couto.

Capa Edição nº 094 - 2013

Edição nº 094 - 2013:   Maioridade penal

Matéria da capa: Maioridade penal: um esboço psíquico
Não devemos tratar deste sério assunto apenas ao som dos sentimentos, da revolta e da vingança. Não se trata de um assunto simples. Diminuir a idade é, também, diminuir possibilidades.

Reportagem: Transtorno não Verbal
TANV é um dos problemas que mais têm mobilizado educadores, pois se trata de uma desordem neurológica profunda, crônica, causada por disfunções cerebrais, que provocam déficits significativos.

Capa Edição nº 093 - 2013

Edição nº 093 - 2013:   Superação e resiliência

Reportagem: A importância da motivação
O ato de aprender consiste em uma habilidade complexa, tanto no aspecto neurobiológico, como afetivo e social. Depende da intensidade do desejo de satisfazer necessidades de explorar.

Capa Edição nº 092 - 2013

Edição nº 092 - 2013:   Dor na alma

Reportagem: A alma coletiva
Recentes manifestações são explicadas pelo psiquismo coletivo, composto de vários psiquismos individuais, o que resulta em um produto totalmente novo.

Capa Edição nº 091 - 2013

Edição nº 091 - 2013:   O eu vai às ruas

Reportagem: As emoções esquecidas
Meu pé de laranja lima mostra a fantasia de uma criança para, de alguma forma, tentar superar as dificuldades impostas pela vida.

Reportagem: Natura non facit saltus*
A tese que prevê a simples redução da maioridade penal para 16 ou 14 anos está comprometida na sua base, pois é baseada no maniqueísmo "nada-tudo".

Reportagem: Nova dimensão da aprendizagem
As descobertas das Neurociências, agregaram importantes conhecimentos aos estudos do neurodesenvolvimento e trouxeram valiosas contribuições à educação infantil.

Capa Edição nº 090 - 2013

Edição nº 090 - 2013:   A química da paixão

Reportagem: A escola e a família
A Dislexia não tem sua origem durante as atividades na instituição de ensino, mas é nela que é identificado o transtorno e onde aparecem os principais prejuízos.

Capa Edição nº 089 - 2013

Edição nº 089 - 2013:   Além do Peso

Matéria de capa: Uma geração contra a balança
O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. Pesquisas mostram índices crescentes sobre a obesidade infantil. E esta não é apenas uma questão estética. Ela está relacionada a uma série de fatores físicos e psicológicos.

Reportagem: Vítimas da pedofilia
As consequências do abuso sexual infantil apresentam sintomas que podem aparecer em várias fases da vida.

Capa Edição nº 088 - 2013

Edição nº 088 - 2013:   O que motiva o comportamento infiel?

Reportagem: A importância da escola
As instituições de ensino, por meio de seus educadores, cada vez mais assumem um papel fundamental na identificação dos transtornos de aprendizagem em crianças.

Capa Edição nº 087 - 2013

Edição nº 087 - 2013:   Desafios femininos

Reportagem: A entrevista inicial em Psicopedagogia
O primeiro contato da família com o especialista é fundamental para o sucesso do trabalho terapêutico e deve ser alvo de profunda reflexão por parte do profissional.

Reportagem: As crianças ignoradas
As políticas públicas educacionais desenvolvidas no Brasil costumam deixar de lado alunos com transtornos do déficit de atenção e com outros problemas de aprendizagem.

Capa Edição nº 086 - 2013

Edição nº 086 - 2013:   Homosexualidade no divã

Reportagem: Barril de pólvora
O psicólogo Timoteo Madaleno Vieira analisa um fenômeno que tem deixado o mundo em estado de alerta: o school shooting ou tiroteio nas escolas, problema que vem perigosamente se expandindo em todo o mundo.

Capa Edição nº 085 - 2013

Edição nº 085 - 2013:   Mania Compulsiva

Neurociência: O giro fusiforme
Essa estrutura cerebral está envolvida com o processamento da função cognitiva da atenção e o reconhecimento de faces, corpos, cores e palavras.

Capa Edição nº 084 - 2013

Edição nº 084 - 2013:   Carreira froa de controle

Reportagem: O córtex parietal e o déficit de atenção
Ao determinar a relevância da informação sensorial, o córtex parietal participa do processamento neurológico da atenção.

Capa Edição nº 083 - 2012

Edição nº 083 - 2012:   O desenvolvimento da optogenética

Reportagem: Estresse ocupacional do professor
O estresse no docente resulta, entre outras causas, da dificuldade em acompanhar mudanças rápidas nas metodologias, nas tecnologias, nos materiais e nos meios de ensino, além das mudanças provocadas pela globalização.

Capa Edição nº 082 - 2012

Edição nº 082 - 2012:   Game over

Reportagem: A informática como ferramenta pedagógica
O mundo tornou-se globalizado e tem como idioma universal a tecnologia. Para ser bem-sucedido, todo movimento educativo deve ter por base a contempo raneidade e a responsabilidade.

Capa Edição nº 081 - 2012

Edição nº 081 - 2012:   Hiperatividade

Matéria da capa: Hiper e hipoatividade onde não se imagina
Transtornos mais caracterizados por alterações de humor também trazem os sintomas. Conheça as formas em que ele se apresenta.

Matéria da capa: Hiperatividade X Hipoatividade
O entendimento dessas características como sintomas é a chave para o tratamento de diversos distúrbios, não sendo correto afirmar que elas próprias sejam patologias isoladas.

Matéria da capa: Os verdadeiros distúrbios
O TDAH e o TOC como algumas das patologias a serem diagnosticadas sob sintomas de hipo ou hiperatividade: das características ao diagnóstico correto.

Capa Edição nº 080 - 2012

Edição nº 080 - 2012:   Raiva

Matéria da capa: Identidade Fortalecida
A obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, conta a história de um grupo de meninos abandonados, em que cada membro compensava a dor primal à sua maneira.

Capa Edição nº 079 - 2012

Edição nº 079 - 2012:   Raio-X do abusador

Reportagem: A busca do fim do silêncio
O filme "Incêndios" traz o paradoxo da morte com o ato de desenterrar os fatos do passado. O enredo marca uma parte inevitável da trajetória humana: a finitude como o fechamento de um ciclo.

Capa Edição nº 078 - 2012

Edição nº 078 - 2012:   Superproteção

Reportagem: As novas gerações
A demanda mudou e o especialista em Psicopedagogia deve se comprometer cada vez mais com os conhecimentos científicos a fim de aprimorar diagnósticos e intervenções.

Capa Edição nº 077 - 2012

Edição nº 077 - 2012:   Psiquê feminina

Reportagem: Em busca da verdade
Dados indicam um relevante aumento de denúncias de abuso sexual em crianças menores de 12 anos no período de 10 anos. Quantas serão fatos reais?

Capa Edição nº 076 - 2012

Edição nº 076 - 2012:   Neurônios-Espelho

Reportagem: Bússola de ouro
A orientação dos pais pode se tornar uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de comportamentos adaptativos em crianças e trazer um novo olhar aos profissionais da área Cognitivo-Comportamental.

Capa Edição nº 075 - 2012

Edição nº 075 - 2012:   Saúde na UTI

Matéria da capa: S.O.S pronto socorro
O atendimento do cotidiano da violência da cidade mostra que as equipes de emergência dos hospitais necessitam com urgência ser compostas também por psiquiatras e psicólogos.

Capa Edição nº 074 - 2012

Edição nº 074 - 2012:   Psicologia preventiva

Psicanálise: A fase do "Por Quê"
Na humanidade selvagem, tudo que hoje é simbólico era experimentado como literal. em Marcelo, Marmelo, Martelo, Ruth Rocha retrata esse estágio de consciência na doce infância.

Capa Edição nº 073 - 2012

Edição nº 073 - 2012:   Quando o amor vira doença

Matéria da capa: Quando o amor devora
O amor patológico tem origem na relação da mãe com o filho e em sua disponibilidade para suprir as necessidades emocionais da prole em situações estressantes, principalmente em casos de separação.

Capa Edição nº 072 - 2011

Edição nº 072 - 2011:   Potencial genético

Entrevista: O casal da era moderna
Reconhecido pelo seu trabalho sobre a dinâmica de relacionamentos entre casais, o psicanalista francês Eric Smadja visitou o Brasil na última semana de outubro, quando apresentou conferências sobre suas pesquisas com relação ao tema.

Capa Edição nº 071 - 2011

Edição nº 071 - 2011:   Violência psicológica

Entrevista: Tabu no século XXI
Autora de importante pesquisa nacional que originou o livro O nome da coisa, a psicóloga Eliane Rose Maio defende melhor preparo dos educadores no exercício da educação sexual.

Capa Edição nº 070 - 2011

Edição nº 070 - 2011:   O poder do dinheiro

Reportagem: Dia das crianças
Em uma sociedade em que o "ter" possui mais valia que o "ser", como esquivar-se da cobrança do amor oferecido como produto de consumo? Muitas datas comemorativas merecem reflexão.

Reportagem: Mãe e a fronteira do céu
A relação de uma mãe com seu filho é de uma singularidade que nenhum outro vínculo afetivo é capaz de compreender.

Capa Edição nº 069 - 2011

Edição nº 069 - 2011:   Traumas superados

Reportagem: Educação Bilíngue
Qual a melhor idade para o ensino de um segundo idioma às crianças? Este debate não é novo, porém, ainda suscita dúvidas sobre as quais se debruçaram muitos educadores do mundo todo.

Neurociências: O tratamento não medicamentoso de DDAH
O treinamento neurológico desempenha papel determinante no tratamento dos mais diferentes quadros que, durante muito tempo, só encontravam alento em tratamentos medicamentosos.

Entrevista: Filhos de BACO
Para compreender o sofrimento dos filhos de alcoólatras, a pesquisadora Eliana Mendonça Vilar evitou o enfoque patológico do modelo biomédico e defende que esses jovens não seriam fatalmente deficitários, como sugere a literatura.

Capa Edição nº 068 - 2011

Edição nº 068 - 2011:   Rebeldes sem causa

Reportagem: Violência anunciada
O psiquiatra Gustavo Teixeira, pesquisador do comportamento infantil, fala sobre bullying, um problema de forte impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes e que afeta pelo menos 70% dos alunos de escolas brasileiras.

Capa Edição nº 067 - 2011

Edição nº 067 - 2011:   Obesidade uma epidemia

Reportagem: Redes funcionais cerebrais e o autismo
A questão da conectividade, no cérebro, vem sendo largamente estudada por pesquisadores de primeira linha e traz resultados surpreendentes para a neurociência.

Capa Edição nº 066 - 2011

Edição nº 066 - 2011:   Fuga das relações

Reportagem: Os mitos e a psique humana
A obra O ladrão de Raios é capaz de educar por meio da subjetivação e produzir efeitos muito mais eficazes do que o pensamento lógico-racional tão recorrente para o homem moderno.

Capa Edição nº 065 - 2011

Edição nº 065 - 2011:   A cara do crime

Reportagem: Infância perdida
A animação TOY STORY 3 resgata os sentimentos puros da criança, mas também nos remete à sensação do abandono do gozo infantil rumo à vida adulta.

Entrevista: A dose certa para a educação
Psicoterapeuta de grande sucesso clínico e literário, Içami Tiba diz que o ser humano se identifica com o bom e o mau exemplo e que os parâmetros formados a partir dessa identificação influenciam, e muito, a educação de crianças e adolescentes.

Capa Edição nº 064 - 2011

Edição nº 064 - 2011:   Maus-tratos infantis

Matéria da capa: Inversão de valores
Como entender o fenômeno crescente de maus-tratos causados, em sua maioria, por mães, pais e responsáveis diretos das crianças e adolescentes, provedores que deveriam dar orientação e carinho.

Capa Edição nº 063 - 2011

Edição nº 063 - 2011:   Síndrome de Burnout

Reportagem: Psicologia Penitenciária
Responsável direta pela organização e divulgação da Psicologia Penitenciária no Brasil, Fátima França comenta sobre a carência de investimentos no setor e como é o relacionamento e o trabalho diário com os reclusos, suas famílias e agentes de segurança das penitenciárias.

Capa Edição nº 062 - 2011

Edição nº 062 - 2011:   Abre-alas na psicologia

Matéria da capa: O carnaval e a importância dos ritos
Para Jung, os rituais facilitam a conexão entre nossas realidades interiores e exteriores, assim como entre os mundos conhecidos e desconhecidos.

Capa Edição nº 061 - 2011

Edição nº 061 - 2011:   Construir tudo outra vez

Matéria da capa: Síndrome do novo ano
O mal-estar do final do ano e a expectativa do novo são muito mais fortes do que a angústia do domingo à noite, porque essas datas marcam com mais exatidão aquilo que se foi, que se perdeu, trazendo a tristeza das promessas não realizadas e o medo de novas frustrações no futuro.

Capa Edição nº 060 - 2010

Edição nº 060 - 2010:   Altruísmo ou egoísmo?

Reportagem: Todo o poder à criança
Os sentimentos que envolvem o Natal revelam poder do imaginário infantil, e como eles se relacionam com mundo adulto.

Capa Edição nº 059 - 2010

Edição nº 059 - 2010:   S.O.S. psicologia

Reportagem: A arte de desenhar na infância
Por meio do grafismo infantil, a criança pode manifestar algumas de suas emoções e revelar como ela interpreta seu entorno e as personagens que o compõe, sobretudo, das pessoas com quem convive diretamente.

Capa Edição nº 058 - 2010

Edição nº 058 - 2010:   Bullying

Matéria da capa: Violência psicológica
O Bullying entra em debate e levanta as consequências não só para as vítimas, mas também para agressores e testemunhas do ato.

Reportagem: Nature review
Filhos únicos têm seu desenvolvimento cognitivo mais acelerado do que crianças com um irmão ou mais? Estudos recentes respondem esta incógnita.

Capa Edição nº 057 - 2010

Edição nº 057 - 2010:   Palmada você é contra ou a favor?

Matéria da capa: Bater não educa
A polêmica da nova lei que impede as palmadas. Especialistas afirmam que violência é prejudicial ao desenvolvimento psicossocial.

Reportagem: Novos procedimentos
Nova legislação sobre os atos de Alienação Parental reforça o trabalho do Psicólogo sobre o impacto desta lei.

Reportagem: Uma criança chora...
Mesmo com o avanço da idade e do eminente amadurecimento, mora em nós uma criança que vive com seus medos e angústias. E que, por vezes, nos faz derramar lágrimas.

Reportagem: Perversos, sim
De acordo com especialistas, pedofilia é uma perversão tanto no conceito psiquiátrico, quanto na definição psicanalítica de estrutura clínica perversa.

Capa Edição nº 056 - 2010

Edição nº 056 - 2010:   Transtorno de personalidade múltipla

Reportagem: Quando nem tudo que parece é - o falso DDA
Uma Fotografia Neurofisiológica de uma Criança-Problema Diagnosticada Equivocadamente com Déficit de Atenção (DDA/DDAH) - Parte 2.

Capa Edição nº 055 - 2010

Edição nº 055 - 2010:   Dores do corpo e da alma

Reportagem: Quando nem tudo que parece é - O falso DDA
Uma Fotografia Neurofisiológica de uma Criança-Problema Diagnosticada Equivocadamente com Déficit de Atenção (DDA/DDAH) - Parte 1.

Capa Edição nº 054 - 2010

Edição nº 054 - 2010:   Novos Neurônios e Memória

Entrevista: Pierre Benghozi
O psicanalista propõe, em sua psicoterapia, transformações no núcleo familiar, reprocessando dores e reconstruindo laços.

Capa Edição nº 053 - 2010

Edição nº 053 - 2010:   Seu filho é impossível?

Matéria da capa: Doença de família
A instituição familiar pode ser, além de um porto seguro, fonte de desequilíbrio, adoecimento geral e de mal-estar.

Capa Edição nº 052 - 2010

Edição nº 052 - 2010:   Álcool

Matéria da capa: Entre jovens
O consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes requer atenção dos profissionais da saúde, pais e educadores.

Reportagem: Filhos, como sabê-lo?
A sociedade moderna vive um lamentável conflito de valores que até mesmo a relação humana mais próxima e forte, a parental-filial, beira o abismo do egoísmo bárbaro.

Capa Edição nº 051 - 2010

Edição nº 051 - 2010:   Psicólogo para emergências

Matéria da capa: Psicólogos no front da tragédia
Tão importante quanto o socorro médico e o suporte com alimentos e abrigo, é a ajuda psicológica às vítimas de crises humanitárias. É preciso reorganizar a comunidade para que a vida volte ao normal e atender pacientes com estresse pós-traumático.

Capa Edição nº 050 - 2010

Edição nº 050 - 2010:   Controle das emoções

Matéria da capa: Quanto vale?
Estudo traça o perfil psicológico de investidores da Bolsa de valores e explica o comportamento econômico atual.

Capa Edição nº 049 - 2010

Edição nº 049 - 2010:   Personalidade criminosa

Reportagem: Romances vampirescos
O filme Crepúsculo traz de volta os vampiros aos cinemas e os insere na fase da adolescência, dos amores impossíveis, dos questionamentos e das indagações sexuais. Uma mistura rentável e de diversas análises possíveis.

Capa Edição nº 048 - 2010

Edição nº 048 - 2010:   Ciência da alma

Neurociências: Dislexia existe?
A Dislexia, ainda hoje, parece carecer de consenso no meio acadêmico quanto à sua natureza. O debate do momento é sobre sua existência ou não. A assinatura neurológica pode ajudar a elucidar esta questão, bem como viabilizar um diagnóstico preciso que forneça a melhor conduta clínica em cada caso

Capa Edição nº 047 - 2010

Edição nº 047 - 2010:   Sozinho no mundo

Reportagem: Humanizando a saúde
A importância do contar histórias no ambiente hospitalar, além da preocupação pelo perfil de um Contador de histórias - indivíduo que tem como características a curiosidade e a busca constante das possibilidades das histórias como instrumento de aproximação entre criança e mundo imaginário -, estes são temas abordados no dossiê.

Capa Edição nº 046 - 2009

Edição nº 046 - 2009:   Filhos do coração

Matéria da capa: Adoção ou fertilização assistida?
A procriação humana é um ato simbólico, polissêmico e de relação com as gerações passadas e futuras. Pais e filhos encarnam a esperança de transcendência e a complexidade emocional que envolve o laço não biológico.

Reportagem: Filhos do coração
A adoção trouxe sempre um debate paradoxal e polêmico, sendo que a Psicanálise esteve presente em diversas reflexões sobre o assunto. Este dossiê pretende debater algumas práticas de filiação de crianças adotivas a partir do surgimento da família moderna e de novos conceitos bastante comentados pela mídia.

Capa Edição nº 045 - 2009

Edição nº 045 - 2009:   A Família moderna

Matéria da capa: A Família moderna
Novas constituições e valores redesenham a estrutura familiar contemporânea e trazem para os divãs toda a complexidade dessas inovações.

Capa Edição nº 044 - 2009

Edição nº 044 - 2009:   Corrupção

Matéria da capa: Psicologia da corrupção
A falta de moral pode ser explicada por meio do desenvolvimento inadequado do "senso ético" no cérebro, mas aspectos socioantropológicos, fatores genéticos e pessoais também colaboram para o surgimento do transtorno de personalidade difícil de ser curado.

Capa Edição 43 - 2009

Revista Psique - Edição nº 43 - 2009:   Órfãos de Pais Vivos

Entre a cruz e a espada
A análise psicológica dos filhos que sofrem de Síndrome de Alienação Parental (SAP) e como os casos são tratados no Brasil

Capa Edição nº 042 - 2009

Edição nº 042 - 2009:   Crise da Meia Idade

Reportagem: Neurodesenvolvimento
Tecnologia analisa ligações neurais e substâncias químicas potencializadoras.

Capa Edição nº 041 - 2009

Edição nº 041 - 2009:   Esquizofrenia, do choque á compreensão

Matéria da capa: Encarte Especial
Desmitificamos a esquizofrenia e debatemos sobre suas causas e os desafios do portador.

Capa Edição nº 040 - 2009

Edição nº 040 - 2009:   À beira da explosão

Reportagem: Figura paterna
A importância do papel do pai na constituição do sujeito e os mecanismos de educação contemporânea.

Capa Edição nº 039 - 2009

Edição nº 039 - 2009:   Compulsão um mal moderno

Reportagem: Contribuição e socialização da neuroanatoma
Entender o funcionamento do sistema nervoso central pode contribuir, de maneira positiva, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes, tais como a linguagem e a criação do raciocínio abstrato.

Capa Edição nº 038 - 2009

Edição nº 038 - 2009:   Suicídio

Reportagem: Atualidades na Dislexia do Desenvolvimento
O diagnóstico e intervenção precoces na dislexia podem minimizar os déficits e prevenir comorbidades como a depressão.

Capa Edição nº 037 - 2009

Edição nº 037 - 2009:   Psicologia online

Matéria da capa: Meu filho com doping
Como e por que os filhos de atletas usuários de anabolizantes sofrem conseqüências devastadoras pelo resto da vida.

Capa Edição nº 036 - 2009

Edição nº 036 - 2009:   Bebês com insônia

Matéria da capa: Insônia dos bebês
Porquê os bebês têm dificuldades para dormir e de que maneira a insônia está diretamente ligada ao próprio sono da mãe.

Reportagem: Obesidade: Pandemia moderna
Hoje, para a obesidade, não há cor, idade, sexo ou classe social.Conheça um estudo científico sobre a doença freudiano.

Reportagem: Período de latência
A sexualidade da criança dos 5 aos 10 anos. Conheça e acompanhe melhor essa fase tão importante.

Capa Edição nº 035 - 2008

Edição nº 035 - 2008:   Religião, uma aliada

Reportagem: Preconceito de todo dia
Um delírio em relação ao alvo, o preconceito existe para que um grupo ou alguém mantenha o poder sobre outro.

Capa Edição nº 034 - 2008

Edição nº 034 - 2008:   Desafios da linguagem

Reportagem: Ciências exatas
Porque a matemática não é um monstro e como fazer crianças apreciarem esse aprendizado por meio da teoria psicanalítica.

Capa Edição nº 033 - 2008

Edição nº 033 - 2008:   Lugar garantido

Matéria da capa: Marketing
Brincadeira de criança Tidos como a geração mais rica e influente de todos os tempos, crianças e adolescentes influenciam pais e determinam lucros.

Reportagem: Pesquisas familiares
Uma das mais importantes feiras literárias privilegia lançamentos com temas sobre cotidiano, pais e filhos.

Capa Edição nº 032 - 2008

Edição nº 032 - 2008:   Mediunidade

Reportagem: Cérebro infantil
Pesquisas apontam novas informações sobre características, funcionamento e revelam segredos do cérebro vivo.

Capa Edição nº 031 - 2008

Edição nº 031 - 2008:   Eu Quero Sexo!

Reportagem: A hora do "basta!"
A crise dos pais na hora de impor limites aos seus filhos: como inscrever-lhes uma "lei" e valores para a vida toda?

Reportagem: Com papai e mamãe
Como a problemática da separação e a busca pelo equilíbrio familiar pode ser resolvida pela guarda compartilhada

Capa Edição nº 030 - 2008

Edição nº 030 - 2008:   Violência Doméstica

Matéria de capa: O perigo mora em casa
O caso Isabella traz de volta a discussão sobre um problema antigo e que permanece escondido em diversos lares brasileiros: a violência doméstica. Números atuais revelam que as crianças continuam sendo mais agredidas por aqueles que justamente deveriam protegê-las.

Capa Edição nº 029 - 2008

Edição nº 029 - 2008:   Síndrome de Tourette

Matéria da capa: Repetições involuntárias
O martírio dos portadores da síndrome de Tourette e o despreparo da sociedade para lidar com eles

Reportagem: Por dentro da rede
O cyberespaço, desde sua idealização até os tempos atuais, levanta uma questão repetitiva: amigo ou inimigo?

Capa Edição nº 028 - 2008

Edição nº 028 - 2008:   Os rumos da saúde mental

Reportagem: Muito além do QI
Superdotados são pessoas com habilidades extra-acadêmicas, como criatividade, senso de liderança e talentos específicos.

Reportagem: Self na rede
A influência da Internet na constituição da identidade de cada um e suas interferências com possíveis transtornos de personalidade.

Capa Edição nº 027 - 2008

Edição nº 027 - 2008:   Pedofilia

Matéria da capa: Inocência roubada
Afinal, pedófilos são indivíduos de mau caráter ou sofrem de distúrbios psíquicos?

Reportagem: Fase de transições
As transformações psíquicas, químicas, sociais dos adolescentes e suas implicações.

Capa Edição nº 026 - 2008

Edição nº 026 - 2008:   Heróis, vilões e sábios

Reportagem: Quem morreu? Como é morrer?
Crianças tentam compreender e elaborar a morte, questionando familiares com perguntas difíceis de responder, mas é preciso dar atenção e informações reais sobre o luto.

Capa Edição nº 025 - 2008

Edição nº 025 - 2008:   Egomania

Reportagem: Dora Lorch
Especialista revela como a violência do diaa- dia presente na relação entre pais e filhos é prejudicial na educação infantil.

Capa Edição nº 024 - 2008

Edição nº 024 - 2008:   Que vergonha!

Reportagem: Valor do ninho
A figura do pai e da mãe e sua influência na constituição de um novo sujeito, na ótica psicanalista.

Capa Edição nº 023 - 2008

Edição nº 023 - 2008:   Freud pode estar certo

Reportagem: Crises de identidade
Os estágios de desenvolvimento humano e a visão psicossocial da adolescência em Erik Erikson.

Capa Edição nº 022 - 2007

Edição nº 022 - 2007:   Mães, Filhas e Muitas Confusões

Matéria da capa: Padecer no paraíso?
Entenda o intrincado mundo mental na difícil interação entre mães, filhas e avós.

Reportagem: Mundo encantado
Como os contos de fadas influenciam na construção da personalidade, segundo a visão junguiana.

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Publicações: Livros, Manuais e Cartilhas

Referências:   (links externos)
»   Revista Psique

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem